terça-feira, 29 de julho de 2014

A Desmotivação no Trabalho

A chegada em uma nova empresa normalmente é motivo de celebração. Neste período também é comum que os profissionais se sintam motivados. Mas, passado algum tempo, as tarefas podem se tornar tediosas, o trabalho cai na rotina e entra em cena o fantasma da desmotivação.

De acordo com o headhunter do site Recrutando.com, Luiz Pagnez, em geral, a desmotivação surge quando as necessidades ou objetivos do profissional não estão sendo satisfeitos.

"Para alguns, as necessidades são básicas como pagar a comida e o aluguel. Assim, estarão mais preocupados com a remuneração e com o emprego, mantendo o desempenho e a motivação necessária para isso. Os que já atingiram o patamar das necessidades básicas vão querer um trabalho que traga satisfação pessoal. Algo que realmente gostam de fazer", explica.

Confira dicas para lidar com a desmotivação no trabalho :

Ausência de Planejamento - Sem planejamento o profissional se confunde e não consegue estabelecer prioridades;

Falta de Concentração - O colaborador leva para empresa problemas pessoais, além de conversas paralelas que fazem com que o resultado fique prejudicado;

Acomodação ou Desmotivação - Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado e criam um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação;

Ausência de Foco - O colaborador acumula várias obrigações e deseja resolver tudo ao mesmo tempo, mas acaba concretizando poucas ou nenhuma delas;

Procrastinação - Deixar tudo que se pode fazer hoje para amanhã não é uma boa ideia;

Refém de Ferramentas Tecnológicas - As pessoas ficam apegadas ao celular e ao uso de e-mail de forma errada (checar caixa de correspondência toda hora).

MANTENHA-SE MOTIVADO :
- Esteja sempre disposto a encarar desafios;
- Se envolva nos objetivos da empresa;
- Estabeleça uma boa comunicação com a equipe;
- Seja proativo nas ações para eliminação dos problemas;
- Foque sempre na solução e não no problema.

Fonte : Portal UOL - www.uol.com.br