Veja as profissões na área de TI que
mais terão destaque no Brasil até 2020. Abaixo são relatadas as habilidades,
graduações, cursos e conhecimentos necessários, além de faixas salariais de
cada profissão.
Gerente de
Marketing para E-commerce
O candidato para vaga tem como
objetivo gerenciar o desenvolvimento e implementação de estratégias de sites
para vender produtos e serviços. Ele precisa garantir um melhor posicionamento
da empresa no segmento de comércio eletrônico.
Para isso, segundo o diretor
executivo da Thomas Case & Associados, Marshal Raffa, o profissional
precisa de curso de especialização sobre a área de comércio eletrônico e
experiência mínima de cinco anos no varejo, não necessariamente no online.
"A bagagem nesta área é
necessária, assim como conhecimento pleno de internet, mídias sociais e inglês.
Pede-se graduação em marketing, administração ou até mesmo engenharia",
comenta. "É um segmento relativamente novo, que demanda novas competências
ainda desconhecidas por muitos. Atualmente, seis em cada dez candidatos para
vagas de e-commerce são despreparados", completa.
Um analista da área (fase inicial e
menos experiência) pode ganhar de R$ 3 mil a R$ 5 mil, enquanto um gerente
consegue salários entre R$ 12 mil a R$ 20 mil. O consultor alerta que as
chances de crescimento no setor são grandes, já que a projeção é que o Brasil
se torne o quarto maior mercado de e-commerce em 2016.
Diretor de Inovação
Os profissionais da área irão
interagir com funcionários em diferentes setores para pesquisar, projetar e
aplicar inovações – usualmente provenientes da tecnologia.
O ideal, segundo Raffa, é uma base
em administração ou engenharia, além de cursos de especialização, liderança e
MBA. O diferencial será a habilidade e experiência com inteligência de mercado
e conhecimentos de pesquisa e desenvolvimento.
"O diretor terá de ter visão
clara do que o mercado vai precisar. Ele deve se atualizar constantemente e
saber das tendências na área de tecnologia. A bagagem mínima é de dez anos no
setor de inovação, independente do core business na companhia", afirma.
As faixas salariais vão de R$ 20 mil
e R$ 35 mil. No entanto, nesta e em todas as profissões, os valores dependem da
experiência e, obviamente, do porte da empresa.
Gestor de Comunidades
O objetivo do profissional é
verificar o posicionamento da marca, monitorar a concorrência, além de
identificar as oportunidades de negócios dentro das redes sociais, fóruns e
blogs. O candidato também precisa buscar por tendências e evitar que críticas
tomem proporções maiores.
O cargo exige facilidade de
comunicação, flexibilidade para falar com diversos públicos, e conhecimentos de
estratégias de mercado. O gestor ainda precisa ter um português impecável e
experiência mínima de três a cinco anos em áreas de comunicação.
Apesar de a atividade parecer
simples, especialmente aos jovens familiarizados com as redes sociais, o
coordenador do curso de mídias sociais da Faap, Eric Messa, explica que os empregadores
querem pessoas com diversas competências. Não basta ter perfil ativo nas redes
e gostar de internet. A lista de competências é extensa.
Outros requisitos são essenciais: conhecer a teoria da comunicação, o processo de comunicação nas redes, o comportamento do consumidor, saber gerenciar crises, dominar a cultura digital, ter criatividade, espírito de liderança e fluência em inglês. Também é preciso saber coletar dados das redes e analisar as informações compiladas.
Outros requisitos são essenciais: conhecer a teoria da comunicação, o processo de comunicação nas redes, o comportamento do consumidor, saber gerenciar crises, dominar a cultura digital, ter criatividade, espírito de liderança e fluência em inglês. Também é preciso saber coletar dados das redes e analisar as informações compiladas.
"O BI (Business Intelligence)
deve ganhar destaque neste ano. A ferramenta monitora tudo o que é falado nas
redes para prever tendências e criar estratégias de comunicações
efetivas", diz Messa. "Domínio do Inside Facebook, Google Analytics e
outras ferramentas são essenciais. Porém, mais que isso, as companhias precisam
de pessoas que saibam criar planos de ação", completou.
A formação do profissional passeia
entre publicidade, jornalismo, marketing e relações públicas, mas não há
restrição de curso. Os recrutadores, no entanto, dão preferência aos candidatos
que possuem base teórica em comunicação. Algumas universidades já
enxergaram oportunidades nesta área e estão oferecendo pós-graduação e extensão
em mídias sociais. Os cursos variam entre R$ 500 e R$ 2 mil.
Já os salários estão na faixa de R$
3 mi (cargo júnior) a R$ 10 mil (cargo de liderança).
Especialista
em Cloud Computing
A maioria dos postos de trabalho
requer profundo conhecimento em uma determinada tecnologia, como a Amazon Web
Services, OpenStack, Salesforce.com ou Azure. O profissional será responsável
pelo desenvolvimento, implementação, gestão do projeto e assim por diante.
A experiência mínima no mercado de
TI é de três a cinco anos e a formação solicitada é engenharia da computação ou
outros cursos ligados á área de tecnologia.
"Este profissional vai precisar
de noções de benchmarking e acompanhar lançamentos de produtos no mercado. Quem
tiver base em TI, mesmo sem lidar com computação na nuvem, pode iniciar no
segmento em um cargo júnior, acompanhando a implementação do serviço",
comenta Raffa.
Um profissional sênior pode ganhar
de R$ 12 mil a R$ 14 mil, e um júnior de R$ 3 mil a R$ 4 mil. Um candidato
intermediário tem faixa salarial entre R$ 7 mil e R$ 10 mil.
Gestor em Big
Data
O gestor deve entender a questão
técnica de armazenagem de dados, e identificar e analisar o conteúdo das
informações, direcionando para diferentes departamentos da empresa. Assim como
o especialista em cloud computing, o profissional precisa conhecer as
plataformas disponíveis no mercado e ter experiência na área de TI.
Junto do gestor de Big Data, que
trabalha mais na parte técnica da coleta de dados, está o cientista de dados, a
mente por trás das informações. O profissional é a mente por trás do Big Data e
o responsável por transformar grandes quantidades de dados em ações práticas –
trabalho que exige técnicas específicas e experiência. A pessoa que traduz
planilhas em 'insights' tem de saber criar modelos estatísticos e aplicar
algoritmos.
O arquiteto de sistema de Big Data da IBM Brasil Samir Nassif explica que a partir das aplicações de algoritmos, o profissional busca por grupos de afinidades e, assim, descobre perfis e tendências incorporados nos dados. Segundo o executivo, qualquer análise parte de uma pergunta ou problema, que precisam de respostas.
O arquiteto de sistema de Big Data da IBM Brasil Samir Nassif explica que a partir das aplicações de algoritmos, o profissional busca por grupos de afinidades e, assim, descobre perfis e tendências incorporados nos dados. Segundo o executivo, qualquer análise parte de uma pergunta ou problema, que precisam de respostas.
Os profissionais da área de Big Data
podem encontrar salários que vão de R$ 8 mil a R$ 15 mil, dependendo da
experiência e porte da empresa.
Fonte : Olhar Digital – Stephanie Kohn