sábado, 29 de dezembro de 2007

Portugal Ganha Site Vip de Empregos !

Atendendo a milhares de E-mails da comunidade portuguesa, Novos Planos além das dicas sobre Carreira e Sucesso, Mercado de Trabalho em Portugal, oferece agora diariamente também milhares de vagas de empregos em Portugal, totalmente grátis.

São vagas Vip selecionadas das melhores agências de empregos e Headhunters de Portugal, visando atender ao mercado de recolocação local e além-mar.

Confira : acesse na Área Vip Grátis - ACESSO PORTUGAL VIP.

Novos Planos : Apoio total ao desempregado !

Concurso para o INSS : 2.021 Novas Vagas

Foi divulgado o edital para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que consolida a abertura de 2.021 novas oportunidades em todos os estados do país.

Os cargos disponíveis são os de Analista, nas áreas de Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional, a candidatos de nível superior; e Técnico, a candidatos de nível médio. As remunerações são de R$ 2.243,78, para o primeiro e de R$ 1.989,87, para o último.

Aos portadores de deficiência será reservado 5% do total de vagas, tendo, esses, que encaminhar laudo médico, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência e fazendo referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças, como também a provável causa da deficiência.

As inscrições poderão ser efetuadas entre 10h do dia 10 de janeiro e 23h59 do dia 12 de fevereiro, exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico
www.cespe.unb.br/concursos/inss2007. As taxas de participação são de R$ 56 para Analista e de R$ 47 para Técnico.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Networking : Cultive Sempre Essa Rede !

Alguém que você conhece, conhece alguém que você quer e precisa conhecer. Parece confuso? Mas é assim na vida real. O que as Redes de Relacionamentos ou Networking possibilitam é fantástico sob o ponto de vista da agilidade em chegar até as pessoas que interessam e fazem sentido para sua carreira profissional ou para a sua vida.Se você é um privilegiado e tem uma vasta e potente rede de importantes relações, imagine o tempo que você teria de investir se não existisse a Internet.

Você não deve utilizar esse recursos apenas quando está procurando emprego, procure cultivar sempre esses relacionamentos, tenha em mente que sempre pode aparecer uma oportunidade melhor na vida profissional e pessoal.

As ferramentas disponíveis podem facilitar sua vida com pouquíssimo investimento de tempo e esforço. Mais que deixá-lo sintonizado e atualizado sobre quem está onde e fazendo o quê, elas também permitem mantê-lo no radar de conhecidos e "ex-desconhecidos" que podem fazer diferença em seu futuro profissional.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Headhunters : Simon Franco

Simon Franco foi o primeiro consultor no país, nos meados de 1964, a se dedicar exclusivamente à caça de executivos (head hunting).


Durante 14 anos dirigiu e consolidou a 1ª consultoria de executive search do Brasil e que se tornou referência e origem de outras empresas que surgiram nos anos seguintes.

Em setembro de 1978 fundou a Simon Franco Recursos Humanos, uma organização que já se diferenciava pela inovação e criatividade ao oferecer a seus clientes um conceito de "one-stop-shop" : múltiplos serviços prestados por equipes distintas e especializadas capazes de atender em qualquer ponto do território nacional.

Poucos meses depois estabeleceu alianças estratégicas com algumas das mais importantes consultorias nos 5 continentes para oferecer cobertura a seus clientes em âmbito global.

Mais de 2.000 organizações já comprovaram a eficácia do trabalho desenvolvido pela Simon Franco Recursos Humanos, diante do desafio de prover e gerir profissionais capazes de apresentar resultados, não desculpas. Gente cuja atuação tem determinado formas de lidar com o inesperado, de surpreender quando a "mesmice" já não funciona.

Novos Planos recomenda : www.simonfranco.com.br

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Dicas Para uma Boa Dinâmica de Grupo

Confira o que os selecionadores esperam de você e obtenha os melhores resultados. Durante o processo de seleção, a dinâmica de grupo é uma das fases que mais preocupam os candidatos. Tentar manter a calma e ser você mesmo ainda é o melhor a se fazer nesta situação. No entanto, algumas dicas podem ajudá-lo a se sentir mais seguro e obter melhores resultados.

A partir de agora, comece a prestar atenção na maneira como se comporta em família, entre os amigos, nas horas de trabalho e lazer. Analise, principalmente, as reações das pessoas ao seu comportamento. Você é bem aceito, respeitado, acatado, seguido? Como você faz isso? Explicando, negociando, dando ordens, dando feedback ou de que forma? Lembre-se que na dinâmica você será analisado justamente pelo comportamento que apresentar, por isso é importante você se conhecer e saber como pode reagir em cada situação.

Confira as dicas abaixo e veja como se destacar durante a dinâmica:

1 - Preste muita atenção também aos outros participantes, em suas atitudes e comportamentos.

2 - Fique atento às explicações e orientações para o trabalho a ser realizado.

3 - Não se esqueça de que você está em grupo e os comportamentos que serão observados valorizarão as suas relações com o grupo.

4 - Não seja afoito, saindo na frente e atropelando tudo e todos.

5 - Não se incomode de ser observado por uma ou mais pessoas.

6 - Não fique perdido no desenrolar da dinâmica, seja ela uma peça de teatro, um painel de debates ou qualquer outra simulação. Seja um participante adequado o tempo todo.

7 - Falar muito ou falar pouco? Muitas vezes o que se espera de um candidato é que encontre alguma solução racional no meio de uma situação totalmente desconexa.

8 - Solte-se e entre no jogo. Ajude o grupo a conseguir o melhor resultado em relação ao que foi pedido pelo coordenador.

9 - Deixe as avaliações para depois.

10 - Depois de tudo, se você quiser dar sua opinião, procure a empresa que realizou a seleção e exponha o seu ponto de vista, com segurança e dados completos.

Fonte : Aguinaldo Néri, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Polícia Civil Distrito Federal : Salários até 11.614,00

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) abre concurso público visando preencher 280 vagas, sendo 121 efetivas e outras 159 para formação de cadastro de reserva, de Escrivão (63 vagas), Papiloscopista (36 vagas), Perito Criminal (11 vagas) e Médico Legista (11 vagas), cargos que exigem candidatos de nível superior.


Salário de R$ 6.594,30 a R$ 11.614,10. As inscrições serão recebidas entre os dias 26 de dezembro e 18 de janeiro, presencialmente, na Fundação Universa, localizada no endereço CLN 116 bloco F, loja 71 Edifício castanheira, Asa Norte, Brasília.

Também serão recebidas inscrições via Internet, através do site http://www.funiversa.org.br de 26 de dezembro e 20 de janeiro. Taxa de participação de R$ 132,00 a R$ 165,00. As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 16 de março.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Um Natal Santo, Alegre e Fraterno !!


Encontre um tempo a mais para recordar e passar adiante a história do Menino Deus, que veio viver a nossa vida e a nossa história.

Conserve as tradições vivas. Recorde os Natais da infância, da juventude, da idade adulta, e também o dos anos dourados... e agradeça a Ele, o aniversariante Jesus.

E escreva também. Visite ou presenteie, se puder. Nesse tempo que é tão especial, muita gente espera e merece ser lembrada. Partilhe os bens materiais e espirituais.

Um Natal muito santo, alegre e fraterno, a todos!

Novos Planos - Apoio total ao desempregado !

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Há 10.000 Vagas à Procura de Profissionais...

Apesar de pouca gente acreditar que se pode encontrar uma colocação profissional nesta época do ano, os postos do Centro de Apoio ao Trabalho – CAT, administrados pela Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo, continuam a oferecer milhares de chances para quem busca um emprego, apenas interrompendo suas atividades nas vésperas e nos dias de Natal e Ano Novo (ou seja, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro). No momento, por exemplo, estão cadastradas cerca de 10 mil oportunidades de emprego em seu banco de dados, para as mais diferentes funções.


Para candidatar-se às vagas é preciso comparecer, das 7 às 16 horas, portando documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e currículo, a um dos seguintes endereços, todos localizados na Capital paulista :

• Interlagos : av. Interlagos, 6.122
• Itaquera : rua Gregório Ramalho, 12
• Santana : av. Voluntários da Pátria, 1.533
• Lapa : rua Catão, 312
• Liberdade : rua Galvão Bueno, 782
• Santo Amaro : rua Barão do Rio Branco, 864

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Oficializaram o "Quem Indica"...

Empresas criam programas para premiar funcionários que sugerem contratações. No mercado de trabalho brasileiro, que tem carência de mão-de-obra especializada em determinadas áreas, sai ganhando quem conhece alguém qualificado para indicar à empresa em que trabalha. Várias delas estão com programas de premiação para funcionários que repassam bons currículos e colaboram para as contratações. Indicações certeiras valem viagens, jantares e, até, bônus nos salários de quem já está empregado.


No programa Indicação Premiada, da IBM, por exemplo, se o funcionário indica uma pessoa que, depois, é contratada, recebe mil reais. Só não recebem bônus os gerentes das áreas que administram as vagas e o departamento de Recursos Humanos, explica a gerente Luciana Farisco, responsável pelas contratações : — Entre as vagas que anunciamos para os funcionários, há algumas bem difíceis de preencher. Foi a solução que encontramos para casos como o de especialistas em sistemas SAP. A demanda por esses profissionais é muito grande.

Foi dessa forma que o consultor Carlos Eduardo Coutinho, que trabalha no setor de Business Inteligence da empresa, ganhou R$3 mil adicionais : — Indiquei um conhecido, mas ele acabara de ser contratado por outra empresa e não poderia sair de lá. No entanto, esse amigo me repassou os dados do João Paulo Ribeiro, que foi contratado pela IBM. Passado algum tempo, meu primeiro contato acabou vindo para a empresa. E ainda indiquei mais uma pessoa, que também foi contratada.

A rede de contatos de Diana Cavallari, coordenadora de Parcerias Internacionais da Webb, consultoria de e-business e logística, também lhe rendeu dois prêmios, um jantar e uma viagem. Ela, que sempre consulta as vagas abertas pela empresa, disparou e-mails para colegas de faculdade quando soube que a empresa procurava um profissional para o setor de compras.

Como acabaram de ver, Novos Planos com o Programa de Indicações, tem certeza absoluta que este é o caminho mais curto para se obter uma nova colocação no mercado de trabalho do século XXI...

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Prefeitura de Porto Seguro abre 1.715 Vagas

A Prefeitura Municipal de Porto Seguro - Bahia realiza concurso visando ao provimento de 1.715 vagas em cargos de todos os níveis escolares. A remuneração oferecida varia de R$ 380,00 a R$ 1.203,54


As inscrições serão recebidas de 17 de dezembro a 15 de janeiro, no horário de 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta-feira, no Auditório do Colégio Municipal de Porto Seguro, situado a Rua Getúlio Vargas, s/n, próximo a Agência Central dos Correios, Centro. Taxa de participação entre R$ 25,00 e R$ 80,00. Cargos oferecidos :

Nível Fundamental : Calceiteiro, Pedreiro, Encanador, Eletricista, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Informática, Agente de Trânsito, Inspetor de Limpeza Pública, Guarda Municipal, Guarda Municipal Indígena, Instrutor de Ofício (diversas especialidades), Merendeira, Auxiliar de Pedreiro, Auxiliar de Manutenção e Reparos, Auxiliar de Serviços Gerais e Agente de Limpeza Pública/Gari;

Nível Médio : Técnico Administrativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agrimensura, Inspetor De Vigilância Sanitária, Fiscal de Serviços Públicos, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Fiscal de Meio Ambiente, Assistente Administrativo, Digitador, Inspetor de Trânsito e Inspetor de Classes;Magistério: Professor Nível I;

Nível Superior : Analista de Projetos Sociais, Arquiteto, Bibliotecário, Economista, Jornalista, Médico Veterinário, Museólogo, Nutricionista, Oceanógrafo, Tecnólogo em Processamento de Dados, Turismólogo, Professor Nível II (diversas especialidades) e Analista de Projetos Indígenas.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Os 10 Pecados Mortais do Chefe Medíocre

Por Brian Azar


Todos já passamos ou conhecemos um chefe medíocre - alguém que acha que é um líder mas na verdade atrapalha mais do que ajuda. Brian Azar organizou as 10 cacterísticas do chefe medíocre. O texto encaixa-se como uma luva na realidade de muitas empresas brasileiras.

Este texto é direcionado àqueles profissionais que precisam aprender, crescer e mudar... ou ser demitidos, por causa do seu ego, arrogância, vaidade ou falta de inteligência emocional. Infelizmente, teremos que continuar convivendo com muitos medíocres por um bom tempo no escritório :

1 - Têm que estar sempre certos.

2 - Perdem a calma por qualquer coisa.

3 - Externam seus problemas jogando a culpa nos outros.

4 - Têm pouca tolerância e nenhuma paciência.

5 - Têm sérios problemas para controlar-se.

6 - Têm medo de delegar.

7 - Não têm um propósito maior na vida.

8 - Não têm a habilidade de reconhecer sinceramente.

9 - Têm baixíssima inteligência emocional.

10 - Não têm autenticidade e honestidade.

Lembre-se do que diz Brian Azar : as pessoas podem até esquecer-se de algo que você tenha feito ou dito - mas nunca se esquecerão de quem você é, como é e como as tratou. O mundo é pequeno - trate-as bem !

Profissão : Engenheiro Ambiental

Engenheiros ambientais são profissionais responsáveis por avaliar a dimensão das alterações benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente causadas pelas atividades do homem. Adotam procedimentos capazes de minimizar os impactos indesejáveis em escala local, regional ou global. Participam de estudos que visam a fazer o levantamento das características do meio ambiente para analisar suas reações às possíveis mudanças. Preparam relatórios sobre os impactos de certas atividades sobre o meio e ainda propõem, implementam e acompanham medidas ou ações de preservação do meio ambiente nas áreas urbana e rural. Por meio de projetos que aliam desenvolvimento econômico e preservação da natureza, os engenheiros ambientais promovem a chamada sustentabilidade, ou seja, a manutenção dos recursos naturais, mas que permite o crescimento da economia.


Para exercer a profissão de engenheiro ambiental é necessário o diploma de graduação do curso de engenharia ambiental. O total domínio do inglês e de computação são exigências muito comuns. Além da formação técnica de qualidade, as empresas cada vez mais demandam conhecimentos na área gerencial e valorizam conhecimentos gerais, flexibilidade, capacidade de trabalho em equipe e facilidade de relacionamento. Engenheiros devem estar sempre bem informados sobre novas tecnologias, que avançam muito rapidamente, através de constante leitura de revistas e livros especializados.

Mercado de trabalho : As perspectivas de trabalho para os engenheiros ambientais são bastante promissoras. Nos próximos cinco anos deverão formar-se centenas de especialistas na área e a expectativa é de que esses profissionais sejam rapidamente absorvidos pelo mercado. A crescente conscientização da população em relação à necessidade de preservação do meio ambiente e a demanda internacional para que empresas se enquadrem às normas internacionais de qualidade (certificados ISO 9000 e ISO 14000) abrirão muitas oportunidades para a categoria. Hoje, já há grandes fundos de investimento que só aplicam seus recursos em empresas que cumpram essas normas e se preocupem com a preservação ambiental. Algumas grandes indústrias do setor privado mantêm contatos com as escolas que oferecem o curso, visando a aproveitar os estudantes logo que se formarem e oferecendo vagas para estágio. O setor público também deverá oferecer cada vez mais vagas nas secretarias de meio ambiente e órgãos ligados à terra e ao planejamento urbano nos níveis federal, estadual e municipal.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Minas Gerais : 530 Vagas para Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais publicou dois editais de abertura para o Curso de Formação de 2008. São oferecidas 500 vagas para Soldado (450 para homens e 50 para mulheres) e 30 vagas para Oficiais (25 para homens e cinco para mulheres).


O valor da remuneração inicial é de R$ 1.255,34 e R$ 2.065,54, respectivamente. Para concorrer a uma das vagas oferecidas é necessário ter entre 18 e 30 anos e o ensino médio completo até 17 de julho de 2008, no caso dos Oficiais, e 1º de outubro de 2008, para os Soldados, além de ter altura mínima de 1,60 m.

As inscrições estarão abertas, exclusivamente via Internet, no site www.igetec.org.br em dois períodos distintos : Soldado das 8h do dia 26 de dezembro às 20h do dia 27 de janeiro de 2008. A taxa de participação é de R$ 29,34. Oficiais das 8h do dia 17 de dezembro às 20h do dia 13 de janeiro de 2008. O valor da taxa de inscrição é de R$ 63,54.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Feliz Natal : Saúde, Amor e Paz a Todos !!


Novos Planos : Muito obrigado pela confiança em nós depositada !

EM FEVEREIRO NOVO SITE : Você será o "Profissional do Século XXI" terá uma nova ferramenta personalizada para enfrentar o mercado de trabalho, onde terão acesso milhares de Headhunters e Gerentes de RH...

sábado, 15 de dezembro de 2007

Trabalho e Dignidade : Oscar Niemeyer 100 Anos !

"A data não é importante. A idade não é importante. O tempo não é importante. A arquitetura não é importante. O que nós criamos não é importante. Somos muito insignificantes", declarou. "O que é importante é ser tranqüilo e otimista."

Niemeyer confessou ao "The Times" que, apesar de trabalhar todos os dias, tem sentido cada vez mais dificuldade. Mas contou que simplesmente não consegue recusar um novo projeto. "O que me faz levantar todas as manhãs é o mesmo de sempre : a luta, pura e simples", disse.

A reportagem que contém a entrevista com Niemeyer, intitulada "O Rei das Curvas", ocupa duas páginas do caderno cultural do diário britânico. Nela, o jornalista Tom Dyckhoff compara seu encontro com o arquiteto, no Rio, como “o encontro com uma lenda, um nome saído dos livros de história, como Rodin ou Picasso".

Homenagem de Novos Planos a esse grande exemplo de trabalho e dignidade !

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Dicas Para o Primeiro Emprego

É difícil entrar no mercado de trabalho sem ter experiência. Para quem não conseguiu sequer fazer um estágio, então, mais ainda. Mesmo assim, há formas de driblar essa situação. A persistência é uma delas.


Quem fez estágio já tem meio caminho andado. Vamos mostrar que existem alguns atalhos para quem não fez estágio e também quer participar dessa competição. “Há outras preocupações que ele deve ter, como, por exemplo, um bom currículo elaborado, uma boa rede de relacionamentos, uma boa apresentação social”, diz Magali Silvestre, especialista em estágio e carreira.

Se você acabou de se formar seu currículo não vai ser vasto, mas deve ser honesto. E não se esqueça de revisar antes de enviar. “Não colocar nada, absolutamente nada no currículo que não seja algo que ele tenha feito mesmo. Cursos de complementação aliados à formação inicial também são muito importantes”, alerta Magali.

Pesquisas apontam que mais da metade dos jovens consegue emprego através de contatos.

E vamos às dicas de onde arrumar o inesquecível primeiro emprego, que também valem para quem não fez faculdade, e sim um curso profissionalizante :
- Olhe nos classificados do jornal e em sites na internet;
- Procure empresas de recursos humanos;
- Quadros de empregos nas faculdades e amigos que já trabalham são boas fontes também.

Se você não melhorar o seu currículo enquanto estudava, comece já. Faça uma especialização, estude uma segunda língua, cuide dos conhecimentos de informática. E lembre-se de que todo mundo já passou pela dificuldade do primeiro emprego. O que você não pode é desanimar.

Fonte : Jornal Hoje - Rede Globo

Prefeitura de Taboão da Serra abre 209 Vagas

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra - SP realiza concurso público visando preencher 209 vagas nos cargos de Assistente de Desenvolvimento Infantil, Fisioterapeuta, Médico (diversas especialidades), Motorista e Procurador, para candidatos de todos os níveis escolares. A remuneração oferecida oscila entre R$ 600,15 e R$ 2.552,85.


As inscrições poderão ser efetuadas de 17 de dezembro a 25 de janeiro, nas agências do Banco Santander Banespa listadas no item IV do edital, no horário de expediente bancário.

Também serão recebidas pela Internet, através do endereço eletrônico http://www.zambini.org.br/ Taxa de participação de R$ 32,90 a R$ 102,90.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Conheça Técnicas de Entrevistas de Seleção

Por Washington Sorio

Poucas pessoas conseguem um emprego sem realizar pelo menos uma entrevista de seleção ou, na maioria das vezes, uma série delas. De todos os instrumentos utilizados, a entrevista de seleção é considerada o mais importante, e a melhor pessoa que você entrevista não é necessariamente a melhor para o emprego.

É importante conhecer os tipos de entrevistas de seleção : estruturada e não-estruturada.

A entrevista estruturada é exatamente um processo conduzido de acordo com uma ordem predeterminada. É cuidadosamente planejada para extrair o máximo de informações do candidato, com um mínimo de perguntas do entrevistador. Em geral, a estrutura segue a ordem:
» Cumprimento/bate-papo.
» Introdução.
» Experiência de trabalho.
» Formação escolar.
» Atividades e interesses.
» Descrição de pontos fortes e fracos.
» Descrição do cargo, perguntas do candidato.
» Encerramento.

O entrevistador, ao conduzir a entrevista estruturada, fará o seguinte:
» Perguntas gerais, concentrando-se no passado.
» Encorajará o candidato a falar 70% ou 80% do tempo.
» Dará poucas informações sobre o cargo, até certificar-se das qualificações do candidato.
» Manterá contato visual.
» Ficará à vontade com silêncios e esperará o candidato falar.
» Não fará perguntas pessoais ou comprometedoras.

A entrevista não-estruturada é uma entrevista não-dirigida. É informal e dá maior abertura ao candidato. O entrevistador fará um esboço dos tópicos que serão abordados, demonstrará interesse e empatia pelo candidato e iniciará a entrevista com perguntas gerais, não comprometedoras, tais como: “Conte-me sobre seu último trabalho”. O entrevistador continuará sondando com perguntas do tipo: “Como as mudanças gerenciais afetaram o seu departamento?” Finalmente, fará perguntas mais específicas para obter informações definidas: “Quer dizer que você e o seu novo chefe tinham estilos muito diferentes e decidiram que uma mudança seria melhor?”

As organizações precisam de pessoas que, além de conhecimento técnico, tenham como competências essenciais a curiosidade pelo aprendizado, a flexibilidade, a capacidade de adaptação às mudanças, a facilidade no trato interpessoal e o sentido de urgência que o mundo atual nos impõe.

Washington Sorio é graduado em Administração, com MBA em Gestão de RH. Possui larga experiência em posições especialistas e generalistas de RH.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Inscrições para Trainee no Metrô de São Paulo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô realiza concurso para formação de cadastro de reserva aos cargos de Analista Trainee e Advogado Trainee, que exigem candidatos de nível superior.


A remuneração oferecida varia de R$ 2.556,19 e R$ 3.251,59. Para o cargo de Analista Trainee, há oportunidades para candidatos formados em Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Arquitetura, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Psicologia, Economia, Geografia, Geologia, Matemática, Marketing, Química e Pedagogia.

As inscrições serão recebidas de 26 de dezembro a 11 de janeiro, nas agências credenciadas do Santander-Banespa, listadas no item IV do edital de abertura. Também serão recebidas inscrições via Internet, através do site www.concursosfcc.com.br , até o dia 10 de janeiro. Taxa de inscrição de R$ 89,00. As provas deverão ser aplicadas no dia 17 de fevereiro.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Profissão : Fonoaudiólogo

Fonoaudiólogos são profissionais da área da saúde que atuam na promoção, prevenção e adequação da comunicação oral e escrita, voz e audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. Além de prevenir o desenvolvimento da doença, o fonoaudiólogo pesquisa e avalia suas possíveis causas para depois aplicar a terapia capaz de curá-la. Ele trabalha com indivíduos de todas as idades, desde o recém-nascido até o idoso.


É preciso ter graduação em fonoaudiologia. Os cursos são oferecidos em instituições de ensino superior da rede pública e privada, têm a duração de 4 anos e geralmente ocorrem em período integral. Os cursos voltados para a área de fonoaudiologia, atualmente, abordam assuntos relacionados às disfunções como doenças do corpo, além dos distúrbios de comunicação como resultados de problemas psíquicos e audição ou retardo da fala em crianças por causas psicológicas.

O mercado de trabalho é amplo; fonoaudiólogos podem atuar em empresas, hospitais, escolas e instituições, embora a clínica fonoaudiológica ainda seja a preferência da maioria. Muitos profissionais que utilizam a voz profissionalmente (cantores, jornalistas, repórteres, políticos, operadores de telemarketing, entre outros) consultam um fonoaudiólogo regularmente. Outras oportunidades são oferecidas no campo da segurança e da medicina do trabalho, inclusive porque a legislação trabalhista determina a realização de exames audiológicos nos trabalhadores expostos a ruídos. O fonoaudiólogo trabalha em parceria com vários profissionais, dentre eles: médicos otorrinolaringologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, pediatras, neurologistas, bem como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e dentistas.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br

sábado, 8 de dezembro de 2007

Cada Escolha, Uma Renúncia !

Por Claudia Carraro


Toda vez que se faz uma escolha, conseqüentemente se renuncia outras opções. Esta situação acontece em diversas fases da vida e principalmente em relação à escolha da profissão.
Ao fazer uma escolha profissional, a pessoa está deixando de escolher outras opções de carreira, podendo também a ter que renunciar coisas importantes e agradáveis na vida, como morar com os pais, ficar na cidade natal, ficar perto dos amigos, namorados, esposas ou filhos, ou ainda ser outro tipo de profissional, fazer outro curso, dentre outros exemplos.

O momento da escolha causa muita angústia para quem está confuso, em dúvida sobre qual caminho seguir, uma vez que este momento, esta decisão, é uma escolha que vai acompanhar a pessoa por toda a vida, já que passamos grande parte do nosso tempo trabalhando.
Porém, quando é chegada a hora, não tendo mais como adiar, escapar, torna-se necessário então escolher, fazer a opção. É difícil ser um profissional atuante, comprometido, sendo ao mesmo tempo, por exemplo, farmacêutico, dentista e advogado, apesar de muitas pessoas tentarem, fazendo sucessivos cursos e, às vezes, não terminando nenhum. O que podemos observar são as constantes mudanças no mercado de trabalho e, conseqüentemente, das profissões, devido a grande concorrência.

Ainda há muita resistência das pessoas em procurar orientação de carreira. Investir tempo e dinheiro para pensar no futuro ainda é considerado desnecessário. Porém, desnecessário é o custo financeiro e emocional que se tem ao prestar vestibular, cursar uma faculdade, chegar no meio do curso e descobrir que não era aquilo que se queria fazer.

Adolescentes e adultos que vencem esta resistência e procuram orientação de carreira são pessoas que lutam pelo seu desenvolvimento e aprimoramento e, para tanto, buscam uma decisão consciente em relação à vida e ao futuro profissional. O orientador de carreira não escolhe pela pessoa, mas sim atua como facilitador do processo, auxiliando e preparando o orientando a ser capaz de fazer esta e outras escolhas que acontecerão ao longo de toda sua vida profissional, de maneira consciente e racional.

Claudia Carraro, Psicóloga e Orientadora de Carreiras.
claudia@carreiraecia.com.br

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Marinha do Brasil abre 1.700 Vagas

A Marinha do Brasil recebe inscrições, de 3 a 22 de janeiro de 2008, para preenchimento de 1.700 vagas referentes ao Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (PSAEAM).


As inscrições serão recebidas preferencialmente via Internet, na página da Diretoria de Ensino da Marinha, www.ensino.mar.mil.br , mediante pagamento de taxa, de R$ 11,00. Também serão recebidas inscrições presenciais, nos seguintes locais :

- Posto de Inscrição da DEnsM - Na Cidade do Rio de Janeiro/RJ;
- Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia - São Pedro da Aldeia/RJ;
- Colégio Naval - Angra dos Reis/RJ;
- Sanatório Naval de Nova Friburgo - Nova Friburgo/RJ;
- Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo - Vila Velha/ES;
- Serviço de Recrutamento do Comando do 2º Distrito Naval - Salvador/BA;
- Serviço de Recrutamento do Comando do 3º Distrito Naval - Natal/RN;
- Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco - Olinda/PE;
- Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará - Fortaleza/CE;
- Serviço de Recrutamento do Comando do 4º Distrito Naval - Belém/PA;
- Departamento do Ensino Profissional Marítimo - São Luis/MA;
- Serviço de Recrutamento do Comando do 5º Distrito Naval - Rio Grande/RS;
- Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre - Porto Alegre/RS;
- Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina - Florianópolis/SC;
- Serviço de Recrutamento do Comando do 6º Distrito Naval - Ladário/MS;
- Subseção de Mobilização do Comando do 7º Distrito Naval - Brasília/DF;
- Comando do 8º Distrito Naval - São Paulo/SP;
- Comando do 9º Distrito Naval - Manaus/AM;
- Capitania dos Portos do Piauí – Parnaíba/PI; e
- Núcleo de Apoio às Atividades da Capitania dos Portos de São Paulo – Santos/SP.

Os candidatos interessados devem ter mais de 18 e menos de 22 anos de idade no dia 26 de janeiro de 2009, data do início do curso; nível fundamental completo; além de não ser ex-aluno de Escolas de Aprendizes-Marinheiros.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Fofoca no Ambiente de Trabalho

É difícil encontrar um ambiente de trabalho sem nenhuma fofoca, mas ela atrapalha – e muito – a produtividade. Por isso, muitas empresas estão adotando medidas para evitar aquele leva e traz de informação. E veja só : pesquisas mostram que quem faz mais fofoca é o funcionário desestimulado.


Uma empresa de Florianópolis tem 600 funcionários e tomou várias providências para evitar conversinhas de corredor. Começou publicando boletins semanais; para que os boatos não se alastrem, também manda mensagens pelo computador – e têm ainda uma outra forma de se comunicar com os funcionários, quando o assunto é urgente. “Outra alternativa que a empresa utiliza é mensagem via celular, para que a informação chegue de forma mais rápida e eficaz aos nossos colaboradores. A notícia chega quentinha de primeira mão no celular, antes que saia no corredor”, diz a psicóloga da empresa, Nayme Corbetta.

Agora , algumas dicas pra quem está cansado desse leva e traz:

- Você já parou para pensar se não está iniciando boatos ou fofocando sobre alguém?

- Cuidado com as piadas e brincadeiras. A revelação do apelido de um colega, por exemplo, pode prejudicar o desempenho dele.

- Evite fazer comentários sobre a vida pessoal de chefes ou colegas
Geralmente, as pessoas têm mais tempo de ouvir informações sobre o outro do que observá-lo; então, a tendência é acreditar no que se ouve. Fique atento e questione: talvez o maior exercício seja resistir à fofoca e não passá-la adiante.

Fonte : Jornal Hoje - Rede Globo

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Programa de Indicações : Bons Frutos

Por João Carlos


O Programa de Indicações vem rendendo bons frutos, sobretudo graças à confiança depositada pelos profissionais e pelas empresas. Não esqueça que 79% dos profissionais do século XXI serão recolocados através de indicações ! Seguem alguns exemplos :

- Thaís M. Bezerra : indicada para a multinacional francesa de hotéis Accor.

- Glanice O. Silva : indicada para a multinacional francesa de hotéis Accor.

- Evandro Silva : indicado e contratado pela multinacional americana Cummins.

- Gunther H. Gortz : indicado para a Companhia Vale do Rio Doce.

- Jaime L. Levitan : indicado para a Companhia Vale do Rio Doce.

- Alice P. G. Cerqueira : indicada e chamada para entrevista pela rede de hotéis Accor.

- José A. Caliman - indicado para a Net São Paulo TV a Cabo.

Sucesso a todos, Novos Planos e o Programa de Indicações cumprindo sua missão !!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Wal-Mart vai gerar 7.100 vagas em 2008

Em encontro acontecido em Brasília na última quarta-feira, 27 de novembro, o presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius, revelou os ousados planos de investimentos da rede de supermercados – a maior varejista do mundo – para 2008: na presença dos ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento) e Carlos Lupi (Trabalho), Trius afirmou que a rede vai investir R$ 1,2 bilhão na expansão da empresa no Brasil. O investimento irá possibilitar a construção de 36 novas lojas e de um centro de distribuição, além de dar continuidade ao processo de reforma das unidades existentes. E o mais interessante para quem busca uma ocupação: a iniciativa vai gerar 7.100 novos empregos diretos e outros 27 mil indiretos, em todo o País."Estamos muito comprometidos em crescer no Brasil, um mercado estratégico para o Wal-Mart. A nossa operação no País tem gerado resultados muito positivos em clara demonstração da aceitação e receptividade que temos tido por parte de nossos clientes", afirma Trius.


Em 2008, serão inauguradas lojas em todo o território nacional, de diversos formatos - hipermercados, supermercados, lojas Todo Dia, SAM'S CLUB ou unidades de atacado, mas a empresa dará prioridade ao mercado de baixa renda (lojas Todo Dia e Maxxi Atacado). "Nossa estratégia de crescimento é multiformato. Acreditamos que há espaço para crescer com todas as bandeiras, dependendo do mercado, localização geográfica e público-alvo", explica o executivo.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Retenção de Talentos na Empresa

Por Roger E. Hermann

Toda vez que você perde um funcionário de valor, sua empresa perde em resultado. Por isso, é importante estabilizar sua força de trabalho para que sua empresa gere mais lucro.
Recursos humanos? Lucros? Sim, existe uma relação entre eles! Substituir um funcionário pode ser bastante caro. Em primeiro lugar, você talvez tenha de pagar horas extras ou contratar temporários para preencher a lacuna formada. A produção encarece - se é que você ainda consegue produzir o que era esperado. Perder prazos pode custar muito… às vezes, pode até mesmo lhe custar um cliente.

Recrutar, selecionar e contratar um novo funcionário faz você perder tempo e dinheiro (e como essas duas coisas fazem falta!). Depois, quando você finalmente encontra alguém que acha que vai dar certo, ainda tem de investir um bocado em treinamento e team building até que o novo funcionário atinja os níveis esperados de produtividade. Enquanto isso, a vida - e a concorrência - continuam. Infelizmente não existe um botão de "pausa" que possamos pressionar até que as coisas entrem nos eixos novamente.

Os Benefícios da Estabilidade
Quando você tem uma força de trabalho estável, você também possui uma boa moral interna. As pessoas se conhecem, relacionam-se e trabalham bem juntas. Esse tipo de relacionamento mostra todo o seu poder em situações críticas, como grandes pedidos "para ontem" e problemas na linha de produção, por exemplo. É mais provável que as pessoas se mobilizem para trabalhar intensamente e ajudar uns aos outros quando se conhecem e acreditam no apoio mútuo.

Dedique-se a Seu Pessoal
Quando alguém trabalha para você, é como fazer parte de uma família. Mostre que você se preocupa com todos. Reconheça suas necessidades tão bem quanto as suas próprias. Encontre um equilíbrio entre o que as pessoas querem em suas vidas e o que você precisa para conduzir a sua empresa.

Faça o Treinamento Valer
As pesquisas mostram que as pessoas querem aprender e crescer. Considere a oferta de treinamento técnico e pessoal aos seus funcionários. É um importante benefício nas boas empresas - e também uma excelente forma de manter os funcionários ligados à organização.

Esteja Presente
O nível de retenção de funcionários é mais alto em empresas onde o líder é altamente visível aos seus subordinados. Obviamente, há todo o trabalho para fazer, negociações com fornecedores e clientes para zelar, mas seu ativo mais importante é a sua equipe. Cuide bem de sua equipe !

Fonte : Roger E. Hermann é CEO do The Herman Group.

sábado, 1 de dezembro de 2007

É Dia 15 : Oscar Niemeyer 100 Anos !

A característica principal da obra de Niemeyer é a intuição, baseada na lógica da natureza. Por isso mesmo, a sua obra é capaz de emocionar qualquer ser humano, independente de sua formação intelectual ou categoria social.
João da Gama Filgueiras Lima (Lelé), arquiteto

A metade do que ele fez ele não cobrou. Da metade que ele cobra ele cobra a metade.
José Carlos Süssekind, engenheiro

O ideal dele é mais ou menos igual ao do modernismo, o da arquitetura para todos.
Ricardo Ohtake, designer

As obras de Niemeyer estão impregnadas de tal modo que somos, todos e desde criança, capazes de esboçar, de cor, um par delas.
Angelo Bucci, arquiteto

"A gente imagina que daqui a 300 anos ainda vão falar de nós, mas é ilusão. Vão lembrar só do Oscar. Sempre haverá alguém estudando a obra dele."
Darcy Ribeiro, antropólogo

Homenagem de Novos Planos a esse exemplo de trabalho e dignidade !