terça-feira, 3 de junho de 2008

Você é a Pessoa Certa no Lugar Certo ?

Por Márcia Rocha

Pois é, muitas vezes, a situação profissional fica mesmo meio morna e entediante. De vez em quando, é normal não haver nada de novo no front. O problema é quando essa pasmaceira se prolonga. Tenha sempre em mente que não é só a empresa que o escolhe - você também tem direito de escolher onde quer trabalhar. Veja agora as dicas para descobrir se você é mesmo a pessoa certa no lugar certo :

- Você se identifica com o negócio ? - sim, porque não adianta nada trabalhar em uma empresa com a qual você não se identifica. Já pensou alguém que acha que Palm só serve como agenda trabalhando na área de tecnologia ?

- Você está esperando promoção há muito tempo ? - isso pode ter várias explicações. A primeira é que não é boa de ouvir - é que sua performance não anda mesmo lá essas coisas. Isso também indica uma postura passiva diante da carreira, porque é como se você estivesse esperando o reconhecimento do chefe cair do céu. "A terceira possibilidade é que, hoje em dia, com os orçamentos enxutos e equipes idem, fica difícil mesmo conseguir uma movimentação vertical na carreira. Se é isso o que você pretende, talvez seja mais fácil mudar de emprego".

- Você ainda se lembra por que foi contratado ? - certamente você chamou atenção da empresa por causa de alguma competência (ou competências). Será que isso ainda provoca admiração nas pessoas ou virou "carne de vaca" ? É exatamente por isso que é preciso se reinventar sempre. Senão, você vira lugar comum, o que é um perigo.

- Você é chamado para projetos e reuniões importantes ? - se a resposta para essa pergunta for "não", é bom ficar de olho ligado. Pode ser sinal de que você está se tornando dispensável.

- Você está achando estranho porque seu chefe não "pega mais no seu pé" ? - pois é, esse sossego pode ter uma explicação ruim : desinteresse. É uma situação meio parecida com a de não ser chamado para reuniões e projetos cruciais para a empresa. "É por isso que eu vivo dizendo: peça feedback do chefe pelo menos duas vezes por ano (e não estou falando do processo formal, adotado por muitas empresas) e encare cada ciclo como uma nova contratação".

- Você vive reclamando ? - se as coisas chegaram a esse ponto, melhor parar e pensar se você deve mesmo continuar a trabalhar nessa empresa. Sabe aquela história de "síndrome do Fantástico", de ficar triste quando a segunda-feira está chegando ? Se está acontecendo com você, trate de se mexer !

Autora : Márcia Rocha - Você S.A. - Editora Abril