sábado, 31 de maio de 2008

O Poder da Força de Vontade

Mas, afinal, qual é a fonte da força de vontade? O que faz com que você tenha uma vontade inabalável de perseguir objetivos? De onde vem o impulso que faz com que você deixe seu conforto conhecido para se arriscar no desconhecido?

A parte menos animadora vem da fisiologia. Pesquisadores afirmam que pessoas com uma poderosa força de vontade têm “um lóbulo frontal de qualidade”. O que indiretamente, quer dizer que você já nasce assim. A psicologia aponta que a força de vontade é o resultado de um pensamento com qualidade e sofisticação e isto, claro, dá para ser aprendido e exercitado.

Grande notícia! Através de um pensamento muito bem articulado você pode sim construir a sua vida tendo como pano de fundo uma força de vontade altiva, persistente, presença ativa em todas as suas ações e projetos.

- Assuma o comando : Não tem como fugir. O autocontrole é fundamental para a determinação. E aqui estamos unicamente no terreno do treino. O autocontrole pode ser fortalecido apenas com treino. Comece por coisas simples, impondo restrições aos seus desejos ou hábitos. Você mais do que nunca está no controle, é o senhor do castelo. Faça sua força de vontade subir mais 20% na escala.

- Acredite em você : Ninguém muda nada ou evolui se não acreditar no seu potencial. As pessoas que acreditam que são incapazes simplesmente nem tentam. Para que tentar, se você não vai conseguir ? Nem há espaço para o exercício da vontade. Pessoas assim deixam-se levar, vivem à deriva, sem controle, sem metas e sem resultados. Se for o seu caso, busque fortalecer a sua auto-estima e estabeleça urgente (por escrito) um projeto de vida para os próximos cinco anos.

- Guie-se pelo entusiasmo : Faça registros e comemore cada vitória. E atenção: nada de guardar só para você. Partilhe os seus louros com familiares e amigos. Evite a humildade e conte como você conseguiu, como foi a sua luta em detalhes. Ninguém vai suportar você? Não se importe, neste caso específico você deve esquecer a opinião dos outros. Afinal, neste momento, você está na missão de construir a sua força de vontade.

- Respeite o tempo : Rousseau costumava dizer que a paciência é amarga, mas seus frutos são doces. Às vezes, é necessário muito tempo para os resultados começarem a aparecer. Prepare-se para lidar com a demora nos resultados e habitue-se a encarar as suas conquistas em médio e longo prazos.

Fonte : Revista Vencer - edição de outubro de 2003.