terça-feira, 8 de abril de 2008

Um Líder que Faz Parte da Equipe

Por Leila Navarro

Em geral, pessoas que têm talento para liderar trazem consigo uma formação sólida, currículo repleto de cursos, pós-graduações e MBAs. Mas isso basta? É um currículo excelente, porém lidar com seres humanos requer muito mais que estratégias e fórmulas.

Ser líder é também ser humilde. Apenas dessa forma ele tem chances de ser um bom líder e ter a certeza de que tem um dever a cumprir e que sozinho jamais conseguirá. Ele não só ensina como também aprende com sua equipe e tem a consciência que deve a ela suas vitórias. Aprende não só a chegar sempre inteiro às metas estabelecidas como a se tornar um ser humano mais completo.

Um líder, além de delegar funções, deve conhecer sua equipe e saber quais as características de cada integrante – seus defeitos e qualidades. Conversar em grupo ou individualmente é um caminho positivo para detectar os empecilhos que impedem o trabalho de seguir em frente. Expor as feridas e ajudar o próprio grupo a curá-las, o máximo possível, também é função de um líder.

Somente ao colocar em pauta as desavenças é que os integrantes podem falar a mesma língua, se entenderem e perceberem que é possível trabalhar juntos, desde que um respeite o espaço do outro. Para isso, é necessário que a liderança esteja presente e equilibre o grupo. É nessas ocasiões que as lideranças devem ter mais que especializações em suas carreiras.

Elas precisam de sensibilidade para lidar com o outro, reconhecer as crises no grupo e saber contorná-las, promovendo a motivação de seus integrantes. São desses fatores que nasce o sucesso de uma equipe e é desse sucesso que nascem o prazer de pertencer a ela, o bem-estar, a admiração por ela e o amadurecimento pessoal e coletivo.

Leila Navarro é palestrante comportamental, especialista no comportamento humano e em medicina comportamental. Empresária, autora e presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano. E-mail : leila@leilanavarro.com.br