quarta-feira, 30 de abril de 2008

O Brasil Precisa de Técnicos

Quando nós pensamos numa profissão, achamos que o melhor caminho é sempre a faculdade; mas atualmente os cursos técnicos oferecem boas chances de emprego.


O perfil de quem faz curso técnico mudou. Os cursos, que atraíam só quem entrava no Ensino Médio, agora são cada vez mais procurados por pessoas um pouco mais velhas.

“O curso técnico é todo e qualquer tema especializado que a pessoa estuda como forma de complementação, aperfeiçoamento ou especialização. Pode ser feito em qualquer idade”, explica o conselheiro de carreira José Augusto Narelli. “Muitas pessoas hoje estão perdendo seus cargos porque sua ocupação deixou de existir ou o seu trabalho foi substituído por outras formas. Essas pessoas precisam se qualificar para continuar trabalhando em outro lugar”.

É claro que uma faculdade é sempre muito bem-vinda nos currículos, mas se você ainda não tem condições de pagar por um curso superior, os cursos técnicos podem ser uma boa opção. “Existe mercado de trabalho para o nível técnico, porque as organizações não precisam só de gestores, mas também de especialistas, supervisores e executores de tarefa”, garante Narelli.

O índice de empregabilidade de quem sai das escolas técnicas estaduais, as Etecs, aumentou. Uma pesquisa realizada em 2007 com ex-alunos revela que 77% deles estão empregados. De acordo o ministério da Educação, praticamente 100% dos jovens que se formam nas escolas técnicas federais terminam o curso empregados.

“Hoje, há uma pressão social e mercadológica muito forte para todo mundo fazer curso universitário, ignorando o valor e o espaço do curso técnico. O que acaba acontecendo é que as pessoas adquirem cursos de nível superior de baixa qualificação e frustram os seus sonhos, porque vão trabalhar em atividades menores – que o curso técnico supriria perfeitamente”, acredita o consultor Narelli.

Para quem está no início de carreira, o curso técnico pode ser uma boa oportunidade para antecipar a profissionalização e ingressar no mercado de trabalho. Para quem já se formou, uma especialização nunca é demais.

Fonte : Jornal Hoje - Rede Globo.