quinta-feira, 1 de maio de 2008

Festa do Trabalho ou Reflexão ?

Uma reforma trabalhista para melhorar as condições dos trabalhadores informais e aprimorar as regras dos que atuam pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esta é a opinião de especialistas ouvidos pelo UOL para analisar a atual situação do trabalho no Brasil.

Mudanças no Mercado de Trabalho
Para o economista e presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Marcio Pochmann, uma reforma trabalhista deveria ter um estatuto para proteger os trabalhadores informais."Não há mecanismos de proteção para os informais. É necessário construir um novo estatuto de trabalho para esses trabalhadores que estão desprotegidos. Seria uma reforma trabalhista que incluíssem os trabalhadores que estão excluídos da CLT", afirmou. O economista e pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) Alexandre de Freitas Barbosa afirma que a idéia de se fazer uma reforma trabalhista para gerar mais empregos é ultrapassada.

Novo Modelo de Sindicalismo
"Se uma reforma trabalhista vier no bojo de uma reforma tributária poderia se definir novos parâmetros na relação capital-trabalho", afirma. Os especialistas ainda falam sobre a proposta de redução da jornada de trabalho, aumento do trabalho informal, renda do trabalhador e o papel dos sindicatos.

Fonte - UOL Universo On Line.