terça-feira, 1 de abril de 2008

Dicas para a Mulher Organizar seu Tempo

Por Christian Barbosa

Separei algumas dicas simples e práticas, que podem ajudar as mulheres a cuidarem melhor de seu tempo :

Entenda suas urgências para evitá-las – como as mulheres têm mais urgências diárias, é preciso que você utilize esse índice a seu favor, para diminuí-lo. Entenda por que a urgência aconteceu e o que poderia ser feito para evitá-la. Aprenda com ela e antecipe futuros problemas. Isso poupará muito o seu tempo, apagando incêndios.

Delegue tarefas aos seus familiares – você tem pessoas que moram com você e que também são responsáveis pela casa e seus problemas? Estipule regras e responsabilidades claras. Quando algo acontecer, não se sinta culpada por tudo. Delegue para outras pessoas também.

Decida sua roupa na noite anterior – pela manhã, logo após acordar, é um período de baixa produtividade para muitas mulheres. Se esse for seu caso, deixe toda sua roupa do dia seguinte preparada, passada e arrumada na noite anterior. Isso poupará um bom tempo da sua manhã. Você também pode expandir essas ações deixando pronto seu café da manhã, sua pasta, seus documentos, etc.

Utilize um sistema de pastas – não guarde seus documentos jogados de qualquer jeito. Crie pastas com assuntos específicos: carro, IR, bancos, contas a pagar e receber, imóvel, faculdade, etc. Coloque a papelada na pasta correspondente e sempre terá à mão tudo do que precisar.

Transforme seus familiares em aliados da produtividade – organize com antecipação as tarefas da semana com as crianças. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia. Estimule as crianças a ticarem o quadro quando algo for concluído. Isso acabará se transformando em uma brincadeira divertida e, ao mesmo tempo, criará hábitos de organização nas crianças e sobrará mais tempo para você.

Organize seus acessórios – compre uma pequena caixa com divisões para seus acessórios. Coloque em cada divisão um item específico: anéis, brincos, colares, gargantilhas, etc. Faça o mesmo com sua maquiagem. Na hora de se arrumar, a organização facilitará a localização de todos os itens e poupará tempo.

Christian Barbosa é empresário, escritor e palestrante especializado em produtividade pessoal.