O "headhunter" é, hoje, um dos mais respeitados profissionais no mundo dos negócios, embora sua atuação no mercado de trabalho seja, relativamente, recente. O primeiro "headhunter" de que se tem notícia, Thorndike Deland, surgiu no cenário das organizações dos EUA na década de 20.
Hoje, no Brasil, as empresas de Headhunting desfrutam de boa reputação e, em geral, prestam relevantes serviços a empresas e profissionais. Qualquer que seja a realidade do profissional - bem colocado e prestigiado em sua atual empresa; insatisfeito com o processo de sua carreira ou com o atual empregador; temporariamente desempregado; sequioso por vôos mais altos, dentre outros motivos - o cultivo de um relacionamento estreito com "headhunters" é de fundamental importância.
Não há qualquer custo para o profissional. Os honorários do consultor são assumidos pelas empresas que patrocinam o processo, acrescidos das despesas com viagens, hotel, táxi, restaurante etc.
Adicione-se, por fim, o fato de que os headhunters interagem, na maioria das vezes, com presidentes de empresas. Com base nesses relacionamentos, em conhecimentos aprofundados ao longo das atividades de consultoria e na experiência acumulada pelo atendimento a executivos de diferentes culturas, os consultores de ponta estão credenciados a aconselhar o profissional sobre o que dizer e como se portar numa entrevista.
Esteja preparado para justificar sua demissão, e não tenha receio de falar honestamente sobre o verdadeiro motivo. O importante é reconhecê-lo, corrigi-lo e tocar a vida para frente. Muitas vezes, são os erros cometidos que alavancam uma carreira para o sucesso.
Uma vez estabelecido o primeiro contato, mantenha, regularmente atualizado, seu Curriculum Vitae em posse do headhunter. Não o perca de vista e responda a todos os seus chamados com prontidão. Não desperdice oportunidades, e lembre-se: aqueles que silenciam são esquecidos; aqueles que não avançam ficam para trás; aqueles que permanecem parados, como água estagnada, apodrecem; aqueles que deixam de crescer, principiam a morrer; e aqueles que se recusam a estudar, começam a "emburrecer".
Autor : Gutemberg B. de Macedo
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Como se Vender a um Headhunter
TweetPostado por Grupo Novos Planos às 10:14
Marcadores: Carreira e Sucesso