segunda-feira, 31 de março de 2008

Fora dos Grandes Centros

Nem sempre permanecer nas capitais é garantia de vaga de emprego e salário bom. O mercado competitivo e já saturado em muitas áreas tem levado os profissionais a buscar caminhos fora dos grandes centros.


“Existe uma tendência hoje em dia – ou pelo menos uma resistência menor – de você se deslocar para outros centros menores para trabalhar e viver”, afirma Joaquim Guilhoto, professor de Economia da USP.

A falta de experiência de quem está ingressando na carreira é uma reclamação constante de quem contrata – e isso dá pra adquirir com mais tranqüilidade em cidades onde a concorrência é menor. “Para o jovem, é uma oportunidade ímpar, porque você vivencia novas idéias, novas experiências, amadurece. A partir daí, ele tem condição de arrumar uma colocação melhor”, concorda Guilhoto. Na maioria dos casos os salários são menores, mas o custo de vida também é mais baixo. Também há casos em que o salário é bem alto, principalmente em lugares um pouco mais afastados.

No Nordeste, o desenvolvimento do turismo cria muitas vagas no setor de serviços: procuram-se garçons, recepcionistas, agentes de viagem e também gente para trabalhar na construção civil.

Em Pernambuco, a instalação de uma refinaria e de um estaleiro também deve trazer oportunidades na construção civil, além da metalurgia e da engenharia naval.

Na Bahia, há chances na expansão do pólo petroquímico de Camaçari e na produção de automóveis.

No interior de São Paulo, é a cana-de-açúcar que movimenta a economia e atrai profissionais de diversas áreas. O aumento do interesse pelo álcool combustível no mundo inteiro fez crescer ainda mais as oportunidades.

No Centro-Oeste, por causa da implantação de um pólo animal, há vagas para quem quer trabalhar na criação de aves e suínos e também pra quem quer dar suporte na construção civil. Engenheiros e técnicos em Eletrônica também podem encontrar uma oportunidade.

Em Goiás, a vaga pode estar na indústria automobilística.

No Paraná, quem quer trabalhar com madeira, papel e celulose também terá boas chances.

Em Santa Catarina, a dica é a área da cerâmica, que é muito forte.

“Os grandes centros estão cada vez piores para viver, em termos de trânsito, segurança... acho que uma cidade menor é muito bem-vinda”, diz o professor Joaquim Guilhoto.

Fonte : Jornal Hoje - Rede Globo