quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Boa Hora para Planejar a Carreira

Quem ainda não fez o seu planeja­mento de carreira tem no início do ano uma boa oportunidade para pensar no assunto. “O planejamento de carreira é um processo organizado e pensado, em que uma pessoa faz uma auto-aná­lise da sua trajetória profissional, das suas ambições e desejos profissionais, das suas motivações e paixões. Analisa alternativas futuras, estabelece objetivos profissionais, identificando potenciais oportunidades de carreira, e implementa um plano de ação para realizá-los”, explica Felipe Wes­tin, vice-presidente de Planejamento Estratégico da ABRH-SP e diretor corporativo de RH da Bristol-Myers Squibb. Segundo ele, o planejamento pode seguir as seguintes etapas :

- Análise pessoal, em que o profis­sional identifica suas áreas de com­petências, suas características pes­soais, seus interesses e paixões (o que ele adora fazer e se envolver, que tipos de trabalho fazem com que se sinta energizado e animado), bem como os fatores de satisfação e insatisfação no trabalho.
- Análise do ambiente, em que ele observa as tendências e oportuni­dades dentro e fora da empresa e dentro e fora da sua ocupação.
- Estabelecimento dos objetivos de carreira.
- Identificação das estratégias de carreira.
- Implementação das estratégias.
- Avaliação dos resultados.

“O planejamento é um processo de reflexão em que não existem fórmu­las mágicas. Ele indica rumos, ou seja, não é detalhista; dá ênfase aos pontos fortes e às visões de médio e longo prazo; e orienta ações no curto prazo”, resume Westin.

Fonte : ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos.