quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Ações Contra o Desemprego

Por Luis Sérgio Lico


Estar na condição de desempregado significa experienciar situações de violenta tensão e exclusão, as quais têm um impacto relevante sobre toda a estrutura do ser e sua relação com a realidade. Envolve desde o sistema pessoal de crenças do indivíduo, até suas relações valorativas consigo próprio, com a sociedade, a economia e os círculos familiares.

Excelência humana e atuação responsável como novo paradigma precisam ser considerados como a pedra de toque de um futuro mais consciente. Trata-se de uma estratégia vencedora. Somente assim será possível conter a escalada das métricas aviltantes e recolocarmos a capacidade, respeito e meritocracia como fatores fundantes da excelência e desempenho. Para a gestão que aposta neste discurso, os resultados são tão líquidos quanto certos: Retorno, comprometimento e rentabilidade a níveis jamais conhecidos.

O que precisamos para isso é aumentar a capacidade de investimento em pessoas ao invés de reclamarmos da falta de qualificação. Numa verdadeira ditadura de perfis e indicadores, sobra muito pouco para adequar uma grande população às demandas do desenvolvimento. Ninguém se recoloca sozinho, portanto é preciso escolher adequadamente as ferramentas e os parceiros que auxiliarão nesta empreitada. Da mesma maneira, poucos “colaboradores” batem recordes de desempenho quando estão sujeitos apenas a metas estáticas e cada vez mais inatingíveis.

Sempre penso que é melhor criar condições para distribuir emprego, através de uma correta definição de competências e perfis menos excludentes. E manter talentos não significa nada mais do que a conseqüência natural de formá-los. Acredito que ao eliminarmos as barreiras que impedem estes acessos é melhor e menos custoso, política e financeiramente do que postar soldados nas avenidas. Posso estar errado!

Luís Sérgio Lico é Filósofo e Conferencista. Visite o site : www.consultivelabs.com.br