quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Vida Difícil de Brasileiros em Portugal

Livro mostra vida difícil de brasileiros em Portugal : Muitos brasileiros afirmam que viver em Portugal representa a entrada em um "palco iluminado de ilusões", que facilmente se apagam com as "agruras" do trabalho ilegal, condições "deploráveis" de sobrevivência e medo da deportação, revela um livro lançado em Portugal.


No livro "Imigração Brasileira em Portugal : Identidade e Perspectiva", a pesquisadora brasileira Benalva da Silva Vitória afirma que os brasileiros imigram para Portugal com "a esperança de melhorar de vida" e em busca do "Eldorado", mas "rapidamente descobrem que a tarefa é difícil".

A autora, que realizou entrevistas com imigrantes brasileiros, disse à Agência Lusa que muitos "partem sem conhecer" as regras da imigração em Portugal e cheios de esperança de "ganhar dinheiro, pagar as dívidas contraídas no Brasil e voltar para casa com o futuro garantido". No entanto, a pesquisadora concluiu que o sonho nem sempre se concretiza e os brasileiros precisam enfrentar trabalho ilegal, condições "deploráveis de sobrevivência" e correr o risco de deportação por falta de documentos.

"Muitos revelam fazer sacrifícios, sobrevivendo com os euros que sobram, depois da remessa sagrada para manter a família no Brasil", escreve Benalva Vitória no livro. A autora destacou que, com os cerca de 600 euros (R$ 1.500) que ganha, o brasileiro "mal dá para sobreviver em Portugal e ainda por cima tem que enviar dinheiro para sustentar a família".

Fonte : Agência de notícias de Portugal www.agencialusa.com.br