quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mudança de Carreira Exige Planejamento

"Hoje a opção da carreira acontece muito cedo, em geral aos 17 anos, falta maturidade e orientação vocacional para essa decisão. Há ainda uma cobrança social muito forte pelo bem estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Então as pessoas também passaram a exigir e a questionar mais a carreira", afirma Ana Rosa Setti, psicóloga e consultora associada LFGhisi. Veja dicas de especialistas e faça seu planejamento para mudança de carreira:

Identifique o motivo da sua infelicidade: "Quando você está insatisfeito com o seu emprego, os problemas costumam ser pontuais. Em geral, podem ser resolvidos com uma transferência para outro setor, troca de chefia ou mudança de empresa. Porém, quando a atividade principal vira o motivo da infelicidade, talvez seja a hora de reavaliar a carreira", explica o consultor Sérgio Gomes.

Autoconhecimento: Identifique os seus objetivos, os seus sonhos e quais são as suas principais habilidades. "Quais são as coisas que você mais gosta de fazer? Quais são as suas características mais elogiadas?".

Pesquise: Descubra quais profissões se enquadram nos seus sonhos e decida se você pretende seguir carreira liberal, acadêmica ou se gostaria de trabalhar em uma grande empresa. "Mapeie o mercado e identifique quais sãos as oportunidades existentes", afirma Ana Rosa Setti.

Converse com amigos: Procure pessoas que estão na carreira para a qual você pretende mudar e tire todas as suas dúvidas. Pergunte quais são os pontos negativos do dia a dia da profissão e dê preferência aos conselhos de quem é realmente apaixonado pelo que faz.

Estude: Busque formação específica na área. "A graduação interfere muito pouco se você quer migrar para outra área, mas é indispensável buscar uma formação complementar", afirma a consultora Ana Rosa Setti.


Estabeleça um prazo: Planeje em quanto tempo você pode fazer a mudança. Leve em consideração o tempo para a conclusão de uma pós-graduação ou um curso de especialização na nova área de trabalho.

Poupe: Planeje por quanto tempo você precisa guardar dinheiro para conseguir fazer a ruptura. É preciso calcular os gastos com cursos e treinamentos na nova área de trabalho e a possibilidade de ganhar menos durante os primeiros anos na carreira.

Fonte : Marcelle Souza – UOL – São Paulo