segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

As Cinco Mais da Área de TI

Apesar do cenário de recrutamento no Brasil não ser dos melhores - apenas 29% das empresas esperam aumentar o quadro de funcionários em 2013 e algumas anunciaram demissões na casa dos milhares - certas áreas continuarão a ter demandas por novos profissionais.

A revista Exame consultou 11 especialistas para descobrir quais serão as profissões mais promissoras em 2013. Entre as 30 ocupações citadas, cinco são do setor de tecnologia. Saiba quais são elas :

CTO (Chief Technical Officer - Diretor de Tecnologia)

O surgimento de novas empresas na área da internet faz crescer a demanda pelos diretores de tecnologia. Além de boa formação técnica e domínio do inglês, o profissional precisa ter perfil empreendedor. O salário é de R$ 20 mil a R$ 22 mil.

"Há poucas pessoas que entendem dessas novas tecnologias que estão surgindo, então esses profissionais estão valendo ouro", diz Paulo Mendes, sócio da 2GET à Exame. "Os profissionais precisam saber trabalhar em um ambiente que está em transformação, com novas tecnologias surgindo", completa.

Analista de SEO (Search Engine Optimization - Otimização de Mecanismos de Pesquisa)

Atualmente um site que quer se destacar no Google, Bing ou outros buscadores disponíveis, precisa ser elaborado, e alimentado, com base nos fundamentos do SEO. Não há uma formação específica para a área. Os profissionais de SEO normalmente surgem dos setores de TI e conteúdo. O essencial é estar sempre atualizado com as regras do buscadores. O salário varia de acordo com o projeto.

"Os especialistas em SEO sabem qual é a melhor maneira de explorar estes recursos e o que fazer para não ser punido pelos robôs do Google", afirma Leandro Kenski, CEO da Media Factory.

Especialista na área de Mobile Marketing (marketing de mobilidade)

O setor de mobile marketing ainda engatinha no Brasil, mas tem tudo para viver um período de expansão no próximo ano graças à popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis. No entanto, Leandro Kenski, CEO da Media Factory, lembra que o profissional tem que entender como funciona o mercado e quais são os principais publishers.

Profissional da área de links patrocinados

Com relação ao mesmo período do ano passado, o investimento em links patrocinados cresceu cerca de 30%, segundo estudo da Covario. O profissional desta área deve ter um perfil mais analítico e estratégico, e um bom relacionamento com o cliente. É importante também que ele seja ágil, já que é possível monitorar os resultados de uma campanha praticamente em tempo real. O salário varia de acordo com o projeto.

Analista de Mídias Sociais

As empresas perceberam que ter boas estratégias no meio digital, principalmente no que diz respeito à presença nas mídias sociais é fundamental para o sucesso das empresas.

Normalmente, o profissional responsável pelas redes sociais tem formação em marketing, relações públicas, jornalismo e áreas afins. É essencial ter inglês fluente, liderança em projetos e em plataformas de análise, como Google Analytics. O salário pode chegar até R$ 15 mil.