terça-feira, 13 de novembro de 2012

Seu Chefe Não Vai Com a Sua Cara ?

Depois de levar algumas patadas, você começa a desconfiar de que seu nome não consta na lista das pessoas mais queridas por seu chefe. Ele (ou ela) parece sempre irritado quando você dá ideias em reuniões, te responde e-mails de forma ríspida e, sempre que pode, critica seu trabalho gratuitamente ou se apega a minúcias irrelevantes.

"Se você acha que alguém o odeia e está em um ambiente desagradável, é bom avaliar se realmente vale a pena ficar neste trabalho", afirma a professora Tânia Casado, coordenadora do Programa de Vida e Carreira (Procar) da FIA (Fundação Instituto de Administração). Afinal, sentir-se acuado e hostilizado pode afetar diretamente a sua produtividade e até a saúde.

"É impossível trabalhar neste clima", diz Andreza Santana, diretora de Marketing do Monster Brasil, subsidiária brasileira do Monster Worldwide, empresa de recrutamento e gerenciamento de carreiras online. "A gente sabe que a maior responsabilidade de rotatividade de pessoal é do chefe. Ele dita até o clima geral e tem uma influência colossal na vida de uma pessoa". Em outras palavras, não importa muito o tamanho ou o nome da empresa em que você atua. Dependendo da sua relação com o gestor, ela parecerá a melhor ou a pior corporação para se trabalhar.

Tânia Casado afirma que nem sempre é fácil fazer amigos no trabalho. "Você escolhe seus amigos, mas não escolhe família nem colegas de trabalho. O importante, então, é haver respeito de todos os lados e não esperar que o trabalho supra as suas amizades", conta.


Autora : Veridiana Mercatelli - UOL