quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os Profissionais mais Procurados do Brasil

O descompasso entre oferta e procura por mão-de-obra altamente especializada não é novidade no Brasil. Mas, em algumas carreiras, este apagão de mão-de-obra qualificada atinge níveis ainda mais preocupantes.

De tão raros, alguns profissionais são apelidados de "moscas brancas" pelos recrutadores. O termo se refere aquele tipo de profissional que, de tão especializado e demandado, raramente está disponível no mercado. Se é que ele existe, em alguns casos :

Petróleo e Gás - Engenheiros e Técnicos para Upstream : A cadeia produtiva de óleo e gás, como um todo, vive um cenário de descompasso entre oferta e procura por profissionais. Mas, de acordo com o levantamento da EXEC, encontrar mão-de-obra especializada para a atuação nos poços de petróleo é ainda mais difícil.

Construção - Gerentes e Diretores de Incorporação com foco na captação de terrenos : A expansão do mercado imobiliário se, por um lado, tornou mais robustos os cofres das incorporadoras, por outro, tornou a disponibilidade de espaços para novas construções ainda mais diminuta.

Geração de Energia - Gerentes e Engenheiros de Obras : Para os projetos de geração de energia, o gargalo está no nível de especialização que esta missão requer. De acordo com Rodrigo Forte, sócio-diretor da EXEC, esses profissionais são requeridos, porém raramente encontrados para esses megaempreendimentos.

Agronegócio - Gerentes Agrícolas : A chegada de empresas multinacionais ao mercado sucroalcooleiro no Brasil deu um chacoalhão nas usinas tupiniquins. Até então, as empresas do setor eram formatadas em modelos de gestão tipicamente familiares. Com o novo cenário, tiveram que se profissionalizar.

Impostos Indiretos - Gerentes de Planejamento Tributário : Diante de uma das cargas tributárias mais complexas do mundo, as multinacionais que acabam de desembarcar no Brasil estão, literalmente, à caça de profissionais especializados em planejamento tributário que saibam tudo sobre impostos indiretos.

Tecnologia - Gerentes de Vendas para América Latina : Nos últimos anos, o Brasil virou a sede de muitas empresas com operação na América Latina. "Isso é muito visível na indústria de tecnologia, mas há poucos executivos que tenham uma real experiência no desenvolvimento de negócios para a América Latina".

Tecnologia - Engenheiros especializados em Cloud Computing : Até pouco tempo atrás, apenas promessas de um futuro promissor embalavam as decisões de quem decidia se especializar em computação em nuvem. Os tempos mudaram na velocidade da luz e, hoje, engenheiros que saibam desenvolver aplicativos para dispositivos móveis e para a nuvem estão mais do que em alta no mercado.

Tecnologia - Gerentes de Serviços : "Cada vez mais a tecnologia é uma commodity e os vendedores precisam estar preparados para vender não só o produto, mas a solução como um todo". Nesse quesito, os gerentes de serviços de tecnologia assumiram um papel essencial na pré e pós-venda.

Educação/Editorial - Gerentes de Vendas : "O mercado de educação cresce muito no Brasil. Há empresas estrangeiras comprando universidades e o governo que, bem ou mal, cada vez mais cria programas para investir em educação". Mas faltam gestores com experiência no setor e capazes de desenvolver negócios com o governo. "O executivo precisa conhecer a secretaria de educação, as leis específicas e ter uma atuação sofisticada em marketing".

Por Talita Abrantes – Exame.com