segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dicas para Alavancar a sua Carreira

É no presente que nos acertamos com o passado, que preparamos um futuro melhor. É onde tudo acontece. Somente o presente nos pertence. Fique atento às dicas comportamentais listadas a seguir, que trazem informações para ajudar você a alavancar a sua carreira. São extremamente simples e talvez por isso muito eficazes. É lógico que não se restringem a dez somente, porém são algumas que destaco como fundamentais :

1 - Foque o positivo. Tudo na vida tem dois lados: o positivo e o negativo. Óbvio? Nem tanto assim. Os pensamentos levam à ação, e pensamentos positivos levam a atos positivos. A grande maioria das pessoas estão sempre procurando "pelos em ovos". Dizem que 90% de nossos problemas são imaginários, coisas que fantasiamos.

2 - Aja com entusiasmo. "Ter um Deus dentro de si." Era assim que os Gregos, na Grécia Antiga, definiam as pessoas que agiam entusiasticamente em seu dia-a-dia e, por consequência, obtinham grandes resultados. O entusiasmo é contagiante. Felicidade atrai felicidade, e sucesso atrai mais sucesso.

3 - Não julgue precipitadamente. Evite rotular pessoas ou situações. Nunca ouça somente uma opinião ou tire conclusões precipitadas. Você poderá estar cometendo uma grande injustiça, criando um ambiente negativo em sua casa ou no trabalho.

4 - Seja empático. Empatia significa colocar-se emocionalmente e psicologicamente no lugar do outro. Procure ampliar sua visão. Veja a situação com os "olhos do outro". Faça esta experiência. Antes de tomar uma decisão, procure ver como ela afetará o restante de sua equipe, as relações com o mercado, fornecedores e parceiros.

5 - Fale menos e faça mais. Os verdadeiros campeões são homens ou mulheres de poucas palavras e de muita ação. Um exemplo vale mais do que mil palavras. Seja o exemplo, independente do que os outros pensem ou digam.

6 - Pergunte sempre : isso agrega valor ? Acredite, você pode aumentar a qualidade e a produtividade de seu trabalho com esta simples pergunta : Agrega valor? Este determinado processo, relatório, equipamento, produto ou até cliente agregam valor à companhia? É incrível a quantidade de dados e controles que são preenchidos e que para nada servem.

7 - Aprenda a se auto-motivar. Busque apoio e incentivo em amigos e parentes; tenha em mente um personagem real ou fictício, alguém que realmente lhe inspire; transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável... Enfim, procure e disponibilize a sua fonte de motivação.

8 - Prepare sucessores. Quer crescer? Então contribua para o crescimento de outras pessoas. Esta é a melhor forma de crescer pessoalmente e profissionalmente. Isso motiva as pessoas à sua volta e atrai bons talentos para sua equipe.

9 - Compartilhe o sucesso. Sempre deixe claro que a razão de seu sucesso deve-se ao trabalho e apoio de muitas pessoas. Não existe nada pior do que fazer com que os outros não se sintam reconhecidos. E, infelizmente, nos dias de hoje, este é um dos aspectos mais falhos que existem no ambiente organizacional.

10 - Valorize a ética e a cidadania. A lealdade às empresas, hoje, é rara. Poucos pensam em passar a vida inteira dentro da mesma organização. Portanto, ajude a criar um novo diferencial para a sua empresa. Ajude a sua companhia a preparar profissionais para o país e não somente para o mercado, incentivando-a a colocar em prática algum programa social, que envolva inclusive os funcionários.

Autor : Paulo Araújo - palestrante e escritor. Autor de "Motivação - Hoje e Sempre" - Editora Qualitymark, entre outros livros.