quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Desemprego: Falta de Motivação Atrapalha !

Procurar emprego não é uma tarefa fácil. Com o passar do tempo, e as respostas negativas por parte das empresas, os profissionais ficam desmotivados.

Para a consultora de Outplacement da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Flávia Rodrigues, a falta de motivação atrapalha o profissional no processo seletivo, o que pode adiar o retorno ao mercado de trabalho. "O trabalho de motivação deve ser diário", explicou.

Ela afirma ainda que o profissional deve encarar o desemprego como uma fase e ter em mente que a situação irá passar. Por isso, mantenha a calma e não entre em desespero.

Segundo Flávia, ao receber um retorno negativo no processo de seleção a uma vaga ou não ter retorno da empresa, é importante buscar saber quais foram os erros na entrevista ou na dinâmica de grupo que o fizeram ser eliminado.

"É importante ter um feedback para melhorar e crescer profissionalmente. O candidato não continua no processo seletivo por dois motivos: deficiência técnica ou comportamental. No caso de falha técnica, a pessoa pode procurar cursos para suprir a necessidade, enquanto na parte comportamental é indicado procurar um coach", esclareceu Flávia.

Outra dica é mostrar-se entusiasmado ao concorrer a uma vaga de emprego. "A energia também é avaliada neste momento. Mostre que você quer entrar na empresa e que você tem motivação para trabalhar", disse a consultora.

A pessoa que está desempregada deve separar algumas horas do dia para mandar currículos, se cadastrar em sites de emprego e manter contato com a rede de relacionamentos. Mas não deve pensar na falta de emprego a todo momento.

Para controlar a ansiedade, é importante fazer alguma atividade física e manter o lazer em dia. Desta maneira, no momento da entrevista, o profissional estará mais tranquilo e o desempenho será melhor.

Fonte: Equipe InfoMoney - Portal InfoMoney -
www.infomoney.com.br