sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Trabalho Após os 40 Anos : Dicas Rápidas !

Diariamente recebo centenas de e-mails com profissionais que questionam se ainda podem se considerar "vivos" no mercado de trabalho após os 40 anos de idade. Essa é uma questão que deve ser esclarecida através de algumas dicas :

Maturidade : Acima dos 40 anos, ninguém melhor do que você conhece tão bem as atribuições que desenvolveu ao longo da carreira, portanto, somente você sabe distinguir o que é bom e o que evitar daqui para a frente.

Ansiedade : A preocupação com a idade pode gerar transtornos dentro de si, na maioria das vezes inúteis, porque muitas empresas estão de olho na sua experiência e não na sua idade.

Networking : A sua rede de relacionamentos é a ferramenta mais do que fundamental nessa hora. Pense em quantos contatos teve ao longo de sua carreira, e quantos podem ser feitos ainda. Jamais esqueça que nos dias atuais, praticamente 60% das vagas existentes são preenchidas através de indicações.

Oportunidade : Não encare o fato de ter mais de 40 anos como uma crise, e sim como uma oportunidade, mude sua maneira de pensar, com tanta vivência que acumulou ao longo de sua carreira tem muito a oferecer ainda às empresas.

Mercado de Trabalho : As pequenas e médias empresas preferem, sobretudo para cargos de supervisão e gerência, pessoas acima de 40 anos pelo fato de estarem treinadas e "prontas" para as suas atividades, reduzindo assim seus custos.

Formação Acadêmica : Mesmo após os 40 anos não pare de se especializar, faça cursos da sua área, mesmo aqueles que você já fez algum dia, lembre-se que tudo mudou em face da revolução da Tecnologia da Informação, conceitos de Liderança e Motivação, etc... Mantenha-se sempre atualizado, inclusive no seu Inglês e Espanhol...

Confiança : Confie na sua plena capacidade de realização, sobretudo na entrevista, mostre que você é uma pessoa focada em objetivos e que durante sua carreira obteve grandes resultados pelas empresas em que passou.

João Carlos Cruz
Headhunter - Top Premium Linkedin
Economista - Administrador
Filiado da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos