Foi demitido? E agora? Muitos se desesperam com o fantasma da demissão, entretanto não param para analisar o outro lado, o do contratante. Demitir um colaborador de uma empresa é a última ação que uma empresa adota quando ela não está satisfeita com o profissional.
Claro que muitas vezes essa insatisfação por parte da empresa é subjetiva, entretanto, o fato ocorreu, você foi demitido, e agora? Não adianta chorar pelo emprego perdido ou entrar na neura do pijama, sem sair de casa se escondendo de tudo e de todos. É preciso reagir e lutar por algo novo do qual você goste realmente e possa desempenhar um bom papel. Para enfrentarmos o drama da demissão, listo as sete regras básicas que se seguidas auxiliarão no processo de uma recolocação profissional :
1 - Não Fuja das Pessoas
Já ouviu falar de Networking? Sua rede de contatos, amigos, colegas de trabalho, auxiliam nessa sua nova fase. Uma indicação vale muito no mercado corporativo.
2 - Não Desista Nunca
Jamais você pode desistir ou esmorecer dessa busca. A persistência, o desejo e a motivação, são fontes de energia para essa sua conquista. Saiba encarar um obstáculo e transpô-lo.
3 - Mantenha o Foco
Uma vez definido os seus objetivos, foque neles. Às vezes você pode demorar mais para conquistá-los, mas jamais desista deles. Fique firme nas suas metas. Desvios são comuns, mas retorne a linha mestra assim que possível.
4 - Crie uma Rotina
Manter uma rotina de trabalho é fundamental para evitarmos a perda de motivação e da autoestima. Crie um procedimento para a busca de seu novo emprego; monte uma agenda de trabalhos e tarefas. Programe-se. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais.
5 - Estude
O crescimento pessoal e profissional não depende de um emprego específico. Manter-se atualizado é fundamental para qualquer pessoa que deseja permanecer competitiva no mercado de trabalho. Aproveite essa oportunidade para atualizar-se, estudar, participar de seminários, eventos, palestras, além de crescimento intelectual, você poderá aumentar a sua rede de relacionamento.
6 - Faça Exercícios Físicos
Um corpo saudável também é importante para mantermos um equilíbrio entre saúde e intelecto. Men sana in corpore sano. Exercícios físicos auxiliam a aliviar tensões e estresse mantendo o seu equilíbrio emocional.
7 - Mantenha a Autoestima
Autoestima é fundamental para você ser selecionado numa entrevista. Esteja preparado para elas, conheça o seu valor, as suas competências técnicas e pessoais e como demonstrá-las num processo seletivo.
Saiba que só quem tem emprego pode ser demitido, essas coisas acontecem, o que precisamos fazer é entender os motivos que nos levaram à demissão para não incorrer neles novamente e, cabeça erguida para um novo emprego!
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Como Enfrentar o Drama da Demissão
TweetFonte : Trigo Consultoria em RH - www.trigoconsultoria.com.br
Postado por Grupo Novos Planos às 15:16
Marcadores: Dicas de Comportamento