terça-feira, 28 de julho de 2009

Planejamento de Carreira

Planejar uma carreira é fundamental não só para ter sucesso profissional. A correria do dia-a-dia, o crescente número de atividades e a exigência pesada pelas quais somos cobrados profissionalmente, muitas vezes, nos dificulta uma simples avaliação de percurso profissional.


E nesta situação, pensar num planejamento de carreira, parece algo que fica sempre para o final de semana ou para o mês seguinte. Porém, quando nos damos conta deste tempo, já se passaram alguns anos e muitas vezes o caminho percorrido está longe daquele sonhado ou planejado.

Lembre-se que o planejamento de sua carreira ou estabelecimento de objetivos apenas serão atingidos se você aderir aos princípios de medir o seu sucesso e de seguir o caminho que escolheu. Isto significa que é importante apontar, definir e detalhar os seus objetivos, além de traçar o caminho de como você quer chegar lá.

O processo de passar as idéias para o papel permite manter-se centrado, confirmar o que já atingiu e fazer as alterações necessárias. As mudanças na economia ou no mercado de trabalho podem gerar movimentos inesperados para sua carreira ou de um novo passo. O importante é observar estes movimentos e manter-se preparado para uma ação, seja adequação ou uma transição.

Procure verificar a sua formação, sua atualização e outros pilares da sua carreira. Observe então se está no caminho certo, e principalmente, o alinhamento aos seus objetivos. Feita esta avaliação, é preciso elaborar uma estratégia de manutenção do caminho ou da carreira.

E para isso, conhecendo bem o seu perfil profissional, suas competências e resultados alcançados, é primordial entender as perspectivas do mercado e da empresa que você atua. E ainda mais, invista em leituras, participe de congressos e eventos, atue com empenho junto ao seu networking. Estas ações deverão sustentar o seu desenvolvimento profissional.

Autora : Priscila D'Addio - Gerente de Novos Negócios e Relacionamento da Career Center.