segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cuidado com o Golpe do Falso Emprego !

Em 2006, diante das denúncias de consultorias inescrupulosas, o Grupo Diógenes realizou na ABRH-SP uma reunião com os mais experientes e qualificados profissionais de recolocação para debater o assunto. Os participantes elaboraram uma série de recomendações que podem ser seguidas para não cair no golpe do falso emprego:

- Procure uma empresa de recolocação tradicional e séria, com trabalho comprovado pelo tempo. Se a empresa for jovem, busque referências de seus executivos.

- Não se deixe enganar por sites benfeitos e escritórios bem localizados e bem arrumados.

- Nunca pague antes pelos serviços, mesmo que haja uma pressão da empresa.

- Peça para ler o contrato sem pressa, antes de assiná-lo. Diga que vai mostrá-lo para alguém de confiança. Se a empresa não aceitar essa condição, é um bom indício de que você pode ser enganado.

- Entenda os serviços oferecidos e analise se eles convem para você antes de assinar o contrato.

- Peça à empresa nomes de usuários de seus serviços, no mínimo cinco como referência, e ligue para eles. Essas pessoas podem fazer parte do esquema, por isso desconfie de respostas programadas ou muito elogiosas.

- Muito cuidado com abordagens sedutoras, principalmente de empresas que oferecem uma posição que é a sua cara. Não existe coincidência total entre o que você procura e o que o mercado oferece. Essa vaga pode ser fantasma e ter sido desenhada a partir do seu currículo.

Fonte : Jornal O Estado de São Paulo - Autor : ABRH-SP