segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Marketing Pessoal igual a Sucesso Profissional

Importante perceber que quando se faz o marketing pessoal, obtêm-se como resultado o sucesso profissional. Pensando assim, sua imagem pessoal deve ser tratada com muito cuidado, pois a mesma vale ouro.


Releva notar que as pessoas deixam as suas marcas onde quer que estejam e são lembradas de forma positiva e ou negativa conforme a vivência deixada. Podemos dizer que, de forma negativa, são lembradas pelo seu pessimismo diante da vida, atitudes de promiscuidade, mediocridade, maldade, fingimento, egoísmo e individualidade, pela visível inveja, pela maneira rude de tratar com as pessoas, pela miserável desonestidade e pelas famosas “fofocas” destacando-se por ser um “ás” nessa triste “habilidade”, etc.

Por outro lado, são lembradas de forma positiva quando assumem uma postura diferenciada da vida, tais como a maneira otimista de encarar a vida, de se relacionar com os demais, por sua simpatia, educação e gentileza ao tratar com as pessoas, por preocupar e cuidar da aparência, por ser um bom ouvinte, pelo seu equilíbrio emocional, por estar sempre atencioso, solidário, companheiro, receptivo e aberto às pessoas, por gostar de fato do que se faz e entregar-se de corpo e alma ao trabalho, pela sua honestidade, sinceridade e transparência, etc.

Assim sendo, todo e qualquer profissional deve fazer uma auto-análise quanto aos seus comportamentos, atitudes e conhecimentos, procurando transformar seus pontos negativos em positivos, fazendo das ameaças oportunidades e, assim, melhorando, desenvolvendo e crescendo cada vez mais, alcançando desta forma um novo posicionamento no mercado através do marketing.

Ante o exposto, é de suma importância perceber que hoje temos uma grande aliada, a internet, que é nossa grande parceira, à medida que permite que o profissional divulgue o seu trabalho www.cvlink.com.br e torne não somente conhecido em todo o mundo, mas amplie seu networking utilizando seus contatos para fazer grandes negócios, mostrando suas qualidades. A internet permite ainda mostrar o que você sabe fazer de melhor, contribuindo desta forma para que se faça não somente a divulgação de sua imagem, mas a consolidação de sua marca, neste mercado altamente competitivo e globalizado.

Finalmente concluímos que, em meio à era globalizada onde impera tamanha competitividade, não é suficiente saber fazer, é preciso aparecer, sobretudo com estilo.

Autora : Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela Unileste-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela Unileste-MG. É Administradora, Consultora e Professora Universitária na Unipac - Vale do Aço.