quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cuidado com a Doença do Comodismo !

Comodismo : A grave doença de sentir-se garantido !


A ação e o esforço são a confirmação da vida. Parar, acomodar-se e descansar para sempre, não são atributos dos vivos.

Uma jornalista perguntou-me qual o maior problema que encontro nas minhas consultorias. Eu respondi: "São as pessoas que aprendem que está tudo bem com o fato de suas empresas não serem a melhor em seu segmento".

As pessoas se acomodam. Elas se conformam em ser mais-ou-menos. A maior parte das vezes elas são "menos", mas acreditam que poderão vencer a competitividade do mercado de uma hora para outra, sem causa. Quando eu pergunto "Como?", elas não sabem explicar. Isso significa que apenas creem. Elas têm fé que as coisas vão mudar. Mas as situações não mudam por si. Tudo requer ação.

Quando mostro que, desse modo, não chegarão onde esperam, elas duvidam.

Essa doença se proliferou ultimamente. O comportamento do consumidor frente ao mercado foi um fenômeno nos últimos anos. A demanda por quase todos os produtos cresceu mês a mês, ano a ano. As vendas simplesmente aconteciam: carros, apartamentos, barcos, roupas, cosméticos, comida, móveis etc. Quase não se requeria atitude para despertar interesse. É natural que se empregue arte, técnica, uma sabedoria de persuasão e encantamento entre a compra e a venda. Por pouco isso não se extinguiu.

Foi o terremoto da crise econômica que sacudiu o mundo e despertou a necessidade de antigas competências. A noção de esforço para alcançar um objetivo é uma delas. Esse é um dos aspectos positivos da crise, pois o fruto do esforço é o autorrespeito. E quem se respeita não se conforma em ser medíocre e permanecer na mediocridade.

Quem descobre isso não terá maiores problemas. Já sabe que terá que investir energia para realizar planos, manter níveis de negócios, fatias de mercado, clientes, vendas. As pessoas comprarão menos. Mas continuará existindo um bolo para ser dividido. Os tolos verão suas fatias diminuírem por não entenderem que as regras do jogo mudaram.

Autor : Abraham Shapiro.