sábado, 19 de julho de 2008

Segredos que o RH não Revela - Parte II

Não é inteligente ser inteligente - Geralmente, os recém-chegados são os mais ansiosos para mostrar o que sabem. E acabam se tornando muito inconvenientes, porque querem corrigir tudo - inclusive o chefe. Então, antes de falar, veja se suas idéias são bem-vindas.


Para progredir na carreira, os outros têm de achar que você faz seu trabalho com o pé nas costas? - Mesmo que esteja atolado, não demonstre. Se você parece sempre atarefado e ansioso, dificilmente vai ser cotado para receber uma promoção, que, no final das contas, significa mais trabalho pela frente.

Pegue trabalho extra - Melhor ainda se for alguma coisa que seu chefe não gosta de fazer ou algum trabalho de uma área estratégica. Ao agir assim, você mostra para todos que dá conta do recado - não só do seu, mas do trabalho dos outros também.

Ter amigos na empresa pode ser perigoso - Certa vez, conheci uma moça que era ótima profissional, do tipo entusiasmada com o trabalho e feliz com a empresa. Acontece que ela tinha uma amiga que era o oposto. Em um processo de demissão, essa moça foi para a rua junto com a outra. Ficou surpresa, claro! O problema é que a empresa achava que ela tinha sido "contaminada"? pela outra e que iria se tornar uma profissional tão negativa quanto a amiga. Por isso, tome cuidado com suas amizades, ou seja discreto para não ser prejudicado.

Falar sobre a vida pessoal no escritório pode prejudicar sua carreira - Você falou sobre seu divórcio para quem quisesse ouvir, inclusive para o chefe. Pouco tempo depois, ele tem que decidir quem vai tocar o novo projeto da área. Aí, ele pode pensar assim : "Não vou passar para o fulano que acabou de se divorciar para não estressá-lo ainda mais"?. Entendeu agora por que você deve evitar comentar sobre sua vida pessoal no escritório?

Fonte : Cynthia Shapiro do livro "Corporate Confidential - 50 segredos que a sua empresa não quer que você conheça..."