domingo, 20 de abril de 2008

A Liderança Começa de Cima

A liderança começa de cima. Os funcionários, acionistas, clientes e stakeholders estão atentos. Eles esperam que sejamos responsáveis pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Alguém tem de dar o exemplo, sendo um líder ético. Para ser um líder, é preciso aprender com todos, diariamente. Sua autoconfiança deve ser compensada por uma humildade saudável. Na Baxter, temos 48 mil funcionários, cada um dando sua contribuição em habilidade e visão. São eles que me mantêm em meu lugar. Minha medida de sucesso não está em dizer a eles o que fazer, mas em alavancar seu talento, para benefício dos stakeholders. Não estou interessado em estar certo; simplesmente quero ter a certeza de fazer a coisa certa.


Ser um líder significa ter honestidade e sinceridade consigo mesmo acerca do que está fazendo bem e do que precisa melhorar. Liderar com eficiência significa concentrar-se em uma comunicação franca e direta em torno de objetivos e expectativas, além de procurar e receber feedback continuamente; garantir que todos entendam o que e como estamos tentando fazer; e saber qual é o papel de cada membro da equipe. Para isso, é preciso procurar ativamente feedback e diálogo com todos os envolvidos. As oportunidades de melhorar são muitas. Tornar as metas cada vez mais ambiciosas é parte do papel de um verdadeiro líder.

Se você tem uma função de liderança, precisa assumir riscos. Você precisa esticar o pescoço, demarcar as areias movediças e tomar decisões difíceis sobre questões controversas, como bioética, política salarial de executivos ou aquecimento global. A Baxter foi uma das primeiras empresas a adotar princípios formais de governança e a incentivar a participação ativa de membros da diretoria.

Se você conceder autonomia, disponibilizar as ferramentas e der o exemplo, as pessoas farão a coisa certa. Quando se faz a coisa certa, isso afeta a credibilidade e a reputação, facilita a atração e a retenção dos melhores elementos, favorece processos de negócios, intensifica a lealdade do cliente e oferece uma plataforma concreta para as contribuições à discussão de políticas. Todos devemos liderar pelo exemplo. Um aumento do número de regras e instrumentos de controle não provoca mudança de comportamento. Isso é algo que devemos fazer. Liderança é isto : não tentar estar sempre certo, mas procurar sempre fazer a coisa certa.

Autor : Harry M. Jansen Kraemer Jr. presidente e CEO da Baxter International.