terça-feira, 11 de março de 2008

Profissão : Webdesigner

Webdesigner ou designer de web é o profissional que elabora o projeto gráfico e estético de um site de internet. Ele projeta os elementos gráfico-visuais da página de web, ou seja, a disposição dos ícones, imagens e texto, para produzir um material agradável e funcional para o usuário. As técnicas que este profissional utiliza para o projeto de um site são aplicadas para valorizar o produto exposto e facilitar a utilização. O termo "webdesigner" surgiu com a necessidade que engenheiros, analistas e programadores tinham por conceitos de navegabilidade e estética para a criação de ambientes virtuais de acesso pela rede de internet.


Há cursos específicos que preparam o estudante para o exercício da profissão de webdesigner. Ao se inscrever para o vestibular, ele deve buscar as faculdades que tenham o curso Tecnologia em Web Design ou Design Gráfico, que têm duração de dois a 4 anos dependendo das matérias. Para aqueles que desejam uma formação mais ampla, trabalhando não só em design de internet, mas também com design de produtos em geral, é indicado o curso de Desenho Industrial (também chamado de Design), no qual ele também vai adquirir técnicas para a utilização na Web, porém sem tanta profundidade como no curso específico para tal. No caso, seriam indicadas especializações na área de internet após a conclusão do curso superior.O curso de Tecnologia em Web Design ou Design Gráfico oferece conhecimentos específicos de gestão e planejamento digital, arquitetura da informação, semi-ótica, conhecimentos de XHTML, usabilidade, entre outros. Apesar de já existir curso superior de webdesigner, o certificado de formação universitária e de pós-graduação não é exigência legal para exercício da profissão. Por outro lado, o diploma de graduação é um diferencial competitivo quando se trata de disputar uma vaga em empresas de design digital, ou conseguir uma bolsa de estudos para aperfeiçoamento. Além disso, é imprescindível que o profissional saiba utilizar softwares voltados para a criação de websites, tais como: Photoshop, CorelDraw, Flash, Dreamweaver, Fireworks, entre outros.

O mercado de trabalho para o profissional de web design está em crescente expansão no Brasil e no mundo, devido ao rápido desenvolvimento e ampliação do acesso à internet. Muitas empresas como agências de publicidade, assessorias de imprensa e empresas com conteúdo para inter ou intranet contratam este profissional para atuar no desenvolvimento de seus websites de forma que conquiste o leitor. Os jornais, são outra fonte atrativa para os designers de web, pois cada vez mais vêem suas tiragens diárias reduzidas passando seu conteúdo para a internet. Expandindo ainda mais seu material online (tendo, em países como o Brasil, mais leitores internautas do que aqueles que acompanham a edição impressa), necessitam de programadores de web para o desenvolvimento de suas páginas, de forma que facilite e torne mais rápida à navegação. Assim o webdesigner tem em suas mãos a tarefa de ser a interface entre usuários, sistemas e consumidores.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br