segunda-feira, 17 de março de 2008

Os Líderes que Todos Querem

Por Patrícia Bispo


Um dos maiores desafios atuais que as organizações enfrentam é encontrar pessoas capazes de exercer, com excelência, o papel do líder. Isso tem feito com que grande parte das organizações viva atenta às lideranças natas e quando essas não estão ao seu alcance, as companhias precisam trabalhar os gestores para que eles possam ter uma atuação que leve as equipes à tão desejada alta performance.

Basicamente, existem dois tipos de líderes: os espontâneos e os escolhidos. Os primeiros emergem naturalmente graças ao talento e ao conhecimento. O segundo caso, trata-se de pessoas colocadas estrategicamente em uma posição para lidar e influenciar uma determinada equipe. Seja de uma forma ou de outra, uma coisa é esperada pelas empresas: os líderes devem estar atentos às constantes mudanças que o mercado e a sociedade demandam, pois não é uma tarefa fácil administrar o novo, já que a transformação causa uma certa resistência por parte das pessoas.

Líderes e liderados devem colocar o ego de lado, aprendendo a aproveitar o potencial uns dos outros, respeitando as diferenças, os estilos, desenvolvendo confiança e diálogo num trabalho de parceria. Há que se ter afinidade e interesse verdadeiros para que o sucesso dessa interação ocorra. Os líderes têm de compreender as forças e as fraquezas do seu grupo, o que cada um tem de maravilhoso, os diferenciais, como cada um acessa seus talentos ou potencialidades e as vivencia, saber o que isso representa no contexto da organização local e internacional.

É aconselhável lembrar que o líder é observado e copiado, consciente ou inconscientemente, mesmo quando alguns agem de forma oposta, o que demonstra a existência de um padrão de referência. Por isso, a liderança nunca deve esperar adesão de um membro da equipe que lidera, para mudar um estilo de vida ou de comportamento.

Não existem valores únicos que devem ser cultivados por uma liderança, contudo o líder poderá exercer sua "autoridade" de seis maneiras :

- Planejar e depois divulgar um projeto.
- Ter a idéia e tentar convencer os liderados.
- Apresentar propostas e tópicos de importância para o questionamento.
- Apresentar um planejamento experimental sujeito a modificações.
- Mostrar o problema, aceitando sugestões para o planejamento do projeto.
- Apresentar os limites de uma situação, solicitando à equipe que faça o próprio planejamento.

Patrícia Bispo é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.