terça-feira, 18 de março de 2008

As Profissões do Futuro

Ao mesmo tempo em que o desemprego atinge 15% da população nas principais capitais brasileiras, surgem novos negócios e também novas profissões. “O tipo de tecnologia evoluiu junto com a forma de se comunicar, então a nova tecnologia realmente abre um novo mercado de trabalho – e, portanto, novas oportunidades de trabalho”, explica o economista Gilson Schwartz, diretor da Cidade do Conhecimento. Até mesmo o moderno ramo da Tecnologia da Informação (TI) já evoluiu para o termo TIC – Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Dentro do grupo de novas profissões estão os coordenadores de projetos, gerentes de terceirização, programadores visuais multimídia, engenheiros de rede e administradores de comunidades virtuais.

Trabalhar com Meio Ambiente também pode ser uma aposta promissora, ainda mais em regiões próximas de reservas naturais. Em Manaus, na Amazônia, a preocupação ambiental das empresas tem valorizado o trabalho de profissionais de diversas áreas que estão aptos a trabalhar com isso.

Numa fábrica de motocicletas da cidade, por exemplo, parte da água utilizada é reaproveitada na própria empresa. “O profissional com formação em Meio-Ambiente hoje é mais valorizado do que antes. Na nossa empresa, aproveitamos diversas pessoas com experiência fabril que tiveram treinamento específico em gestão ambiental”, diz o diretor institucional da empresa, Paulo Takeuchi.

Segundo os especialistas, na área da Saúde nós também vamos consumir e procurar serviços como nunca se viu na história da humanidade. E não é só o médico que terá mercado: “Muitas técnicos de nível Médio vão poder atender a demanda por massagem, terapia, biodança – enfim, mil formas de a gente se cuidar melhor”, afirma Gilson Schwartz.

Agora, confira as dicas para quem se formou num curso mais tradicional :
- Atualize-se sempre, e faça cursos de especialização: como as tecnologias estão mudando rápido, o que você aprendeu há dois ou três anos pode estar diferente hoje.
- Não fique preso apenas na sua área: leia, informe-se e estude sobre a maior quantidade de assuntos possível.
- Não fique esperando que o mercado ofereça novas oportunidades que correspondam ao seu perfil: hoje, é o trabalhador que deve se adaptar com rapidez ao mercado de trabalho.

Fonte : Jornal Hoje - Rede Globo