sábado, 9 de fevereiro de 2008

O que é Visão Estratégica ?

Por José Antônio Rosa

O que é visão estratégica ? Já ouviu falar em salada de frutas empresarial ? Pois é aquilo que ocorre quando a empresa é invadida por uma saraivada de palavras que todos pronunciam como se fossem sagradas, mas que ninguém sabe ao certo o que querem dizer. Por exemplo, a tal de visão. Toda empresa hoje quer ter uma visão.

Ora, visão é inerente à ação humana! Queira ou não qualquer empresa, administrada por gente, tem a tal de visão. Pode-se sim, por meio do estudo, ter uma visão mais adequada. Agora, parar para dizer qual é a nossa visão, envolvendo gente despreparada, acaba sendo um exercício estranho e usualmente inútil. Se a gente acrescer a palavra estratégica na visão, as complicações aumentam ainda mais, pois, aí são dois termos complicados para compreender. “E eu que só queria fazer bem o meu trabalho!”, diz o operário que já não está entendendo mais nada.

Visão estratégica, o que é ? Há vários sentidos possíveis, mas vamos falar aqui da expressão como adjetivo, como coisa que mostra uma qualidade: “Fulano tem visão estratégica”, isto é, ele tem uma qualidade especial para perceber as coisas.

- Estratégia é palavra proveniente da área militar. O estratego, estrategista em termos de hoje, era o grande comandante da cidade grega. Estratégia é a arte e a sabedoria para tratar com as questões de conflito. Decisões para atingir os objetivos propostos em situação de incerteza. Agregar os recursos certos e usá-los do modo certo, fazer as coisas realmente importantes para que os objetivos sejam atingidos.

- Visão estratégica em negócios é perceber para onde as coisas vão, quais são as forças que se opõem aos objetivos da organização, como lidar com elas, quais são as oportunidades que se abrem, como aproveitá-las bem.

- Quem tem a tal visão em geral é pessoa “antenada” e alerta – que acompanha os acontecimentos.

Uma grande qualidade, já que acompanhar e entender os acontecimentos não são das tarefas mais fáceis nos dias complexos de hoje. Sempre é bom tirar o chapéu para os bons estrategistas. E as empresas cada vez mais o desejam.

José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.