sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Profissão : Químico

Os químicos são profissionais que estudam a composição, as propriedades e as transformações e reações da matéria - solo, água, ar e poluentes; tintas corantes, borracha, petróleo, têxteis; minerais e metais; metabolismo. Realizam ensaios e experimentos para investigar as reações e possibilidade de transformação das substâncias. Aprimoram e criam produtos, além de determinar novos usos para os já existentes. Buscam métodos de análise que possibilitem o controle de qualidade dos produtos e processos de produção.


Para ser químico é obrigatório o diploma de curso superior em química, que tem duração de quatro anos. O diploma de licenciatura é exigido para aqueles que querem atuar como professores no ensino médio. Os professores universitários e pesquisadores podem optar pelo diploma de bacharelado e, assim, cursar apenas as matérias de formação especializada. Hoje, a maioria das instituições de ensino superior exige pós-graduação. É necessário no mínimo grau de mestre para ter o cargo de professor.

O mercado de trabalho para químicos é bastante promissor havendo oportunidades principalmente no setor privado e algumas no setor público em empresas estatais. Existem centenas de milhares de profissionais atuando na área de química, entre técnicos, químicos, engenheiros químicos e petroquímicos, sendo que cerca de 90% dos quais estão empregados na indústria. Todos os anos formam-se milhares de químicos nas universidades do país. O setor de vendas técnicas é bastante promissor, principalmente em pequenas e médias empresas. As empresas precisam de profissionais qualificados, com experiência, domínio de inglês e preferencialmente especialização em vendas. Há oportunidades de trabalho também no setor de química fina: indústria petroquímica, de tintas, adesivos, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, bebidas, fármacos, polímeros condutores de energia elétrica (para serem usados nos circuitos de computadores) e as cerâmicas supercondutoras e super-resistentes, que poderão substituir o metal nos motores. Como hoje a legislação é mais rigorosa com relação à preservação do meio ambiente, também crescem as chances na área de consultoria ambiental.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br