quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Profissão : Publicitário

Publicitários são profissionais que, utilizando os meios de comunicação, influenciam e formam opiniões e sentimentos do público para estimular o desejo de consumir produtos e serviços e para vender a imagem de diversas instituições ou produtos. Os publicitários são responsáveis por encontrar o mais rápido e eficaz caminho entre seu cliente e o público.


O curso superior de comunicação com especialização em Publicidade, de Propaganda e Publicidade, ou Propaganda e Marketing que tem duração de quatro anos, é muito importante no currículo, mas muitos publicitários têm formação de outras áreas. Outros requisitos importantes são: a fluência em outras línguas - além do inglês - já que muitas agências nacionais estão se associando aos grupos internacionais; a leitura constante de revistas especializadas, para manter-se informado sobre as tendências da publicidade; e o acompanhamento de eventos do mundo da propaganda, para saber o que faz sucesso no Brasil e no mundo.

O mercado de trabalho para publicitários é bastante competitivo e fixa-se principalmente no setor privado. A promessa de uma carreira bem remunerada e cheia de charme tem exercido um forte apelo sobre jovens de todo país: a partir da segunda metade da década de 1990, a publicidade vem apresentando uma das maiores relações candidato-vaga nos exames de vestibular. A Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP) estima que 75% dos profissionais que trabalham em propaganda estão em São Paulo. A globalização da economia vem acirrando a competição entre as empresas, forçando-as a investir mais em propaganda. Também contribui para a expansão deste mercado o crescimento do setor de serviços. A entrada de grandes grupos estrangeiros no país abre novas vagas para o publicitário, tanto nos setores de planejamento quanto em atendimento e criação. A internet tem gerado algumas oportunidades e a criação de novas especialidades na área.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br