segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Profissão : Fonoaudiólogo

Fonoaudiólogos são profissionais da área da saúde que atuam na promoção, prevenção e adequação da comunicação oral e escrita, voz e audição e funções de mastigação, deglutição e respiração. Além de prevenir o desenvolvimento da doença, o fonoaudiólogo pesquisa e avalia suas possíveis causas para depois aplicar a terapia capaz de curá-la. Ele trabalha com indivíduos de todas as idades, desde o recém-nascido até o idoso.


É preciso ter graduação em fonoaudiologia. Os cursos são oferecidos em instituições de ensino superior da rede pública e privada, têm a duração de 4 anos e geralmente ocorrem em período integral. Os cursos voltados para a área de fonoaudiologia, atualmente, abordam assuntos relacionados às disfunções como doenças do corpo, além dos distúrbios de comunicação como resultados de problemas psíquicos e audição ou retardo da fala em crianças por causas psicológicas.

O mercado de trabalho é amplo; fonoaudiólogos podem atuar em empresas, hospitais, escolas e instituições, embora a clínica fonoaudiológica ainda seja a preferência da maioria. Muitos profissionais que utilizam a voz profissionalmente (cantores, jornalistas, repórteres, políticos, operadores de telemarketing, entre outros) consultam um fonoaudiólogo regularmente. Outras oportunidades são oferecidas no campo da segurança e da medicina do trabalho, inclusive porque a legislação trabalhista determina a realização de exames audiológicos nos trabalhadores expostos a ruídos. O fonoaudiólogo trabalha em parceria com vários profissionais, dentre eles: médicos otorrinolaringologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, pediatras, neurologistas, bem como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e dentistas.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br