sábado, 8 de dezembro de 2007

Cada Escolha, Uma Renúncia !

Por Claudia Carraro


Toda vez que se faz uma escolha, conseqüentemente se renuncia outras opções. Esta situação acontece em diversas fases da vida e principalmente em relação à escolha da profissão.
Ao fazer uma escolha profissional, a pessoa está deixando de escolher outras opções de carreira, podendo também a ter que renunciar coisas importantes e agradáveis na vida, como morar com os pais, ficar na cidade natal, ficar perto dos amigos, namorados, esposas ou filhos, ou ainda ser outro tipo de profissional, fazer outro curso, dentre outros exemplos.

O momento da escolha causa muita angústia para quem está confuso, em dúvida sobre qual caminho seguir, uma vez que este momento, esta decisão, é uma escolha que vai acompanhar a pessoa por toda a vida, já que passamos grande parte do nosso tempo trabalhando.
Porém, quando é chegada a hora, não tendo mais como adiar, escapar, torna-se necessário então escolher, fazer a opção. É difícil ser um profissional atuante, comprometido, sendo ao mesmo tempo, por exemplo, farmacêutico, dentista e advogado, apesar de muitas pessoas tentarem, fazendo sucessivos cursos e, às vezes, não terminando nenhum. O que podemos observar são as constantes mudanças no mercado de trabalho e, conseqüentemente, das profissões, devido a grande concorrência.

Ainda há muita resistência das pessoas em procurar orientação de carreira. Investir tempo e dinheiro para pensar no futuro ainda é considerado desnecessário. Porém, desnecessário é o custo financeiro e emocional que se tem ao prestar vestibular, cursar uma faculdade, chegar no meio do curso e descobrir que não era aquilo que se queria fazer.

Adolescentes e adultos que vencem esta resistência e procuram orientação de carreira são pessoas que lutam pelo seu desenvolvimento e aprimoramento e, para tanto, buscam uma decisão consciente em relação à vida e ao futuro profissional. O orientador de carreira não escolhe pela pessoa, mas sim atua como facilitador do processo, auxiliando e preparando o orientando a ser capaz de fazer esta e outras escolhas que acontecerão ao longo de toda sua vida profissional, de maneira consciente e racional.

Claudia Carraro, Psicóloga e Orientadora de Carreiras.
claudia@carreiraecia.com.br