quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Dicas Para uma Boa Dinâmica de Grupo

Confira o que os selecionadores esperam de você e obtenha os melhores resultados. Durante o processo de seleção, a dinâmica de grupo é uma das fases que mais preocupam os candidatos. Tentar manter a calma e ser você mesmo ainda é o melhor a se fazer nesta situação. No entanto, algumas dicas podem ajudá-lo a se sentir mais seguro e obter melhores resultados.

A partir de agora, comece a prestar atenção na maneira como se comporta em família, entre os amigos, nas horas de trabalho e lazer. Analise, principalmente, as reações das pessoas ao seu comportamento. Você é bem aceito, respeitado, acatado, seguido? Como você faz isso? Explicando, negociando, dando ordens, dando feedback ou de que forma? Lembre-se que na dinâmica você será analisado justamente pelo comportamento que apresentar, por isso é importante você se conhecer e saber como pode reagir em cada situação.

Confira as dicas abaixo e veja como se destacar durante a dinâmica:

1 - Preste muita atenção também aos outros participantes, em suas atitudes e comportamentos.

2 - Fique atento às explicações e orientações para o trabalho a ser realizado.

3 - Não se esqueça de que você está em grupo e os comportamentos que serão observados valorizarão as suas relações com o grupo.

4 - Não seja afoito, saindo na frente e atropelando tudo e todos.

5 - Não se incomode de ser observado por uma ou mais pessoas.

6 - Não fique perdido no desenrolar da dinâmica, seja ela uma peça de teatro, um painel de debates ou qualquer outra simulação. Seja um participante adequado o tempo todo.

7 - Falar muito ou falar pouco? Muitas vezes o que se espera de um candidato é que encontre alguma solução racional no meio de uma situação totalmente desconexa.

8 - Solte-se e entre no jogo. Ajude o grupo a conseguir o melhor resultado em relação ao que foi pedido pelo coordenador.

9 - Deixe as avaliações para depois.

10 - Depois de tudo, se você quiser dar sua opinião, procure a empresa que realizou a seleção e exponha o seu ponto de vista, com segurança e dados completos.

Fonte : Aguinaldo Néri, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.