quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Profissão : Médico

A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Este profissional pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Tendo um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Também pesquisa novas drogas, equipamentos, e participa de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Profissional que serve à comunidade, auxilia na prevenção e cura de doenças. Um Médico deve proporcionar melhor qualidade de vida e bem estar físico, mental e social do indivíduo. Serve com apoio a alguém e ajuda resolver seu problema por meio de orientação, medicação ou cirurgia.


Depois de passar pelo criterioso e seletivo vestibular, para o exercício da profissão é exigido o diploma da faculdade de medicina. O curso superior de medicina é regulamentado pelo MEC, e regido pelos conselhos de medicina. É o curso mais disputado do país no vestibular, tendo duração de seis anos e dividido em três etapas :
- Ciclo básico : anatomia, fisiologia, farmacologia etc...
- Ciclo profissional : ginecologia, cardiologia etc...
- Residência ou estágio : nessa fase, o aluno passa, no mínimo, um ano num hospital em período integral.

Mercado de trabalho : Com tantas mudanças profundas no mercado de trabalho, a medicina ainda se mantém entre as carreiras que mais atraem pessoas no momento decisivo da escolha da profissão. Não é difícil entender esta procura. Mais do que a mera busca de remuneração confortável ou do status e do prestígio social que a profissão pode proporcionar, a prática da medicina traz em si algo que o dinheiro não compra: a possibilidade concreta de ajudar as pessoas nos momentos mais delicados, de curar doenças, de salvar vidas.O mercado de trabalho é amplo já que a medicina possui diversas áreas de atuação e ambientes de trabalho. Os médicos são recrutados pelo setor privado através de anúncios em jornais. Já os hospitais das redes municipal, estadual e federal promovem concursos públicos. O Ministério da Saúde, entretanto, não faz concursos para os hospitais federais há mais de 15 anos. Além disso, os médicos ainda contam com ofertas de emprego (para todo o Brasil) no site do Conselho Federal de Medicina.

Atenção : Faltam médicos para a região nordeste do país, especialmente no Estado da Bahia, a carência deve-se principalmente aos baixos salários e à falta de um plano de carreira. O Governo do Estado da Bahia deve divulgar um concurso para o próximo ano para a contratação de médicos, onde os salários podem chegar a R$ 8.000,00 mensais.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br