quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A Arte de Conseguir um Emprego

Bons resultados têm sido divulgados em relação ao mercado de trabalho, como a queda na taxa de desemprego, a formalização do emprego e o aumento do número de categorias que conseguiram aumento real de salário. No entanto, encontrar uma colocação no mercado de trabalho continua uma tarefa difícil. Faltam vagas e os empregadores exigem demais para admitir um funcionário, solicitando até requisitos que não têm conexão com as funções que a pessoa vai desempenhar. Mas o que fazem os que estão em busca de um emprego para encontrar a tão sonhada colocação?


Networking : A grande maioria, 79 % utiliza a rede de amigos. Mas lembre-se que networking não se faz só para procurar emprego, é uma rede que deve ser cultivada a vida toda.

O primeiro requisito para quem deseja um emprego é deixar o desânimo de lado e ter muita vontade de encontrá-lo, recomenda Izilda Leal Borges, gerente de seleção do Centro de Apoio ao Trabalhador, situado em São Paulo. Na opinião dela, é importante que o trabalhador faça uma auto-avaliação para saber qual emprego procurar. “A pessoa precisa saber se a ocupação desejada está de acordo com os conhecimentos - escolaridade formal, informática etc. – e as habilidades que tem, como, por exemplo, se é comunicativa, se trabalha bem em equipe”, diz. Ou seja, é necessário manter o foco na área sobre a qual mais se sabe ou naquela que mais propicia condições de se conseguir uma vaga.

Só depois de ter clareza do conhecimento e da capacidade pessoal é que se deve preparar o currículo e toda a documentação. O candidato a emprego deve acessar todas as fontes onde são oferecidas vagas de trabalho.

“Se a pessoa estiver desempregada há pouco tempo, é preciso primeiro se acalmar", ensina Aldo Moreira, gerente de Orientação para o Trabalho, do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, situado em Santo André. “Em seguida, deve montar um bom currículo e se preparar para dinâmica de grupo, que visa conferir a capacidade de trabalho em equipe, atenção e criatividade”.

Já para quem está desempregado há muito tempo, a solução é fazer uma análise sobre a causa. Se a qualificação está defasada, é preciso se qualificar. Se estiver em faixa etária para a qual o mercado oferece recusa, é importante analisar se vale a pena diminuir as exigências ou começar a pensar em abrir um negócio.

Fonte : Universo on Line