terça-feira, 6 de novembro de 2007

Profissão : Coaching

Coaching é a profissão que vem da palavra coach, que em inglês significa treinador. O coach é o profissional que atua tanto no campo pessoal, quanto no profissional, oferecendo aos clientes suporte e instrução para que se desenvolvam rapidamente e produzam resultados mais satisfatórios. O profissional de coaching é responsável por motivar e encorajar os clientes, tratar de aspectos humanos e mentais, oferecer informações válidas, transmitir técnicas e conhecimentos, além de estabelecer opções baseadas no comprometimento pessoal com o seu projeto.


Pessoas em fase de mudança de carreira ou de rumo de vida, que buscam apoio e rendimento em áreas específicas buscam no coach auxílio nas tomadas de decisão. Atualmente os jovens também requisitam os serviços desse profissional, devido à grande cobrança da sociedade sobre eles.

Por ser uma profissão relativamente nova no mercado, ainda existem poucos cursos de coaching no Brasil. Muitos profissionais ainda se formam em Psicologia ou Recursos Humanos e depois se especializam em coach. O ideal é procurar um curso credenciado e certificado, de preferência no ICF (International Coach Federation), que oferece ao aluno grandes oportunidades de aprendizado, e formação abrangente para o coaching empresarial e pessoal. A escolha de um bom coach é imprescindível para o sucesso do projeto, portanto a experiência profissional também é um ponto forte na profissão. É também um diferencial para o profissional o domínio do idioma inglês, e a constante atualização por meio de cursos e workshops teóricos, para se atualizar sobre novas técnicas de encorajamento e motivação, além de se inteirar das novidades do mundo profissional.

O mercado de trabalho para o coach é amplo, pois esse profissional pode atuar tanto na vida pessoal quanto na profissional do cliente. No aconselhamento profissional, o coach pode trabalhar em todas as áreas, atuando na gestão e acompanhamento de carreiras. Atualmente, os jovens também fazem parte do público- alvo dos coachs, devido à grande pressão exercida pela sociedade e pelo mercado competitivo, embora as grandes empresas e corporações ainda sejam os maiores empregadores. Com a competitividade cada vez mais acirrada, o profissional de coaching ganha grande espaço no mercado.

Fonte : visite o site www.brasilprofissoes.com.br

Conheça a Sociedade Brasileira de Coaching : http://www.sbcoaching.com.br/