sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Profissão : Assistente Social

O Assistente Social é o profissional responsável pelo bem-estar no meio social, desenvolvendo, para isso, projetos e programas de origem privada ou pública, com o objetivo de promover ações para melhorar a condição de vida e de conscientização da população. O assistente social trabalha com a questão da integração do indivíduo na sociedade, na tentativa de diminuir as diferenças, promove projetos de saúde, educação, saneamento, alimentação, recreação, etc. Pode atuar em abrigos e albergues, em penitenciárias, em instituições públicas, em empresas privadas, em orfanatos, juizados e ONGs (Organizações não governamentais), sempre visando o bem-estar, a inclusão social e o cumprimento dos direitos humanos.


Para ser um Assistente Social é necessário diploma de curso superior em Serviço Social, com a duração média de quatro anos. A grade curricular do curso inclui matérias como: filosofia, psicologia do desenvolvimento, sociologia, economia, antropologia, fundamentos teóricos do serviço social, ética profissional, estatística, política social, projetos de investigação, legislação social, realidades regionais, entre outras. A formação é acompanhada de estágios supervisionados obrigatórios, para que o aluno pratique os conceitos aprendidos. A inscrição no Conselho Regional dos Assistentes Sociais é obrigatória para o exercício da profissão.

O mercado de trabalho para o Assistente Social ainda está em crescimento, mas está longe de chegar ao nível necessário, por sua importância junto às comunidades, o trabalho deveria ser mais valorizado e mais procurado por profissionais. O setor público é o que mais emprega, aproximadamente 80% dos profissionais trabalham para o governo. As ONGs (Organizações não-governamentais) também empregam profissionais para atuar na área de fiscalização da qualidade de vida e dos direitos humanos.

Fonte : Visite o site www.brasilprofissoes.com.br