domingo, 18 de novembro de 2007

Faça a Vaga Temporária Virar Definitiva

O trabalho temporário é uma ótima alternativa para quem está fora do mercado e para solucionar, em parte, os problemas financeiros. E, a cada dia, está se tornando comum entre as empresas contratar profissionais por tempo determinado ou para um projeto específico, por exemplo. Mas, muitas vezes, pode ser o primeiro passo para o profissional ser efetivado. Como agir nesse caso?


Veja as dicas para transformar uma vaga temporária em um trabalho efetivo :

Comprometimento : Se comprometer com o trabalho é fundamental. Ser competente e fazer bem o trabalho que lhe foi designado.

Agilidade : Ser ágil, rápido e dinâmico. Não pode ficar parado.

Pró-Atividade : Anteceder o fato. Identificar a situação e mostrar trabalho. Ter entusiasmo nas tarefas do dia-a-dia poderá fazer com que você ganhe respeito.

Visão : Enxergar as possibilidades e saber aproveitá-las. Perceber como as coisas funcionam. Quem tem este tipo de percepção, tem maiores chances de ser admitido.

Disponibilidade : Esteja disponível sempre. Pergunte ao seu supervisor ou colega se há alguma outra tarefa em que você pode ajudar. Quem quer ser efetivado não pode fazer corpo mole.

Criatividade : Dar novas idéias que melhorem o funcionamento do trabalho. Ser criativo para abordar o cliente é importantíssimo.

Iniciativa : Mesmo sendo um emprego temporário, faça mais do que aquilo que esperam de você. Não espere que alguém peça alguma coisa. Levante e faça.

Educação : Fundamental em qualquer situação, mais ainda quando se trabalha com o cliente.

Boa Aparência : Não significa ser bonito, mas estar sempre apresentável, com uma aparência saudável.

Linguagem : Saber falar e se portar em público. Usar sempre uma linguagem adequada, falar da maneira mais correta possível, de preferência de acordo com o perfil do consumidor.

Conhecimento : Busque conhecer a empresa e o mercado em que atua. Mostre-se disponível a aprender o que não sabe.

Cooperação : Busque cooperar com a equipe, ajudando os colegas a atingir os objetivos da área.

Interesse : Busque informações sobre as oportunidades que a atual empresa ou outras do segmento terão em um futuro próximo. Converse com seu chefe sobre os requisitos necessários e os cursos que pode realizar para estar pronto para estas oportunidades.

Feedback : Peça um retorno de sua chefia sobre sua atuação,veja os pontos que pode melhorar e elabore um plano de ação para ampliar sua empregabilidade.

E lembre-se : Se não houver possibilidade de efetivação imediata, deixe seus contatos com os colegas e informe-os de que você está em busca de uma nova colocação. Conseguindo um novo emprego, agradeça aos colegas o apoio recebido e informe-os sobre seus novos contatos profissionais.

Por Ione Luques - Fonte : Globo online