quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Como ter Sucesso na Entrevista de Emprego

Responder ao que foi perguntado e estar informado sobre a empresa e o cargo valem pontos na hora da decisão. São detalhes tão pequenos, mas que podem significar a diferença entre ser contratado ou estar fora da jogada.


Headhunters e profissionais de recrutamento revelam os principais erros de executivos em entrevistas de emprego e dicas para evitar gafes e conquistar a vaga. O erro mais comum é falar demais. Em seguida, vêm falta de conhecimento sobre a companhia ou sobre a posição, ego super inflado e autoconfiança exagerada.

E o que seria "falar demais"? Ser prolixo, não responder ao que foi perguntado, desviar do tema e abordar pontos sem relevância. O entrevistado deve dar exemplos reais de situações de seu dia-a-dia, saber quantificar desempenho (ganhos, economias), saber falar de seus pontos fracos e mostrar que está aprendendo a desenvolvê-los.

A postura do candidato conta pontos : “Levantar-se e ter um aperto de mão firme, falar em tom alto e claro, manter olhos nos olhos. O ideal é determinar exatamente qual foi sua participação nos projetos ou conquistas. Usar a internet e os contatos profissionais para levantar informações sobre a empresa e o cargo é lição de casa essencial.

Se a empresa pergunta : o que você sabe sobre nós? e o candidato só sabe que eles fazem sabonetes, já dançou... O candidato também deve fazer perguntas e aproveitar para avaliar o entrevistador. Afinal, trata-se de uma decisão muito importante. “Ele deve questionar quais as implicações daquela posição, por que aquele posto está aberto, se não houve um programa de sucessão ou a possibilidade de rotação interna.

Verdade e Referências : A pesquisa da Korn/Ferry revelou que para 87% dos consultores, os executivos deveriam divulgar terem trabalhado em algum lugar por um curto período em vez de omitir a informação. Salvo uma situação mais grave, é perfeitamente natural a pessoa não ter dado certo em uma empresa. Saber lidar com essa situação é algo tão crítico quanto passar por ela. E não adianta mentir : mentira tem perna curta e danos enormes. As empresas de recrutamento de executivos têm muito relacionamento no mercado e mentir "queima" a pessoa para o resto da vida.

Fonte : Korn / Ferry International.