sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Profissão : Veterinário

Veterinários são profissionais responsáveis por estudar e cuidar da saúde dos animais - silvestres, de estimação, de rebanhos para abate, de tradição esportiva, de zoológicos ou de laboratórios.


Atuam em três campos principais: medicina e cirurgia dos animais, produção animal - criação e melhoramento das raças de animais domésticos - e saúde pública, defendendo a população contra as doenças transmitidas por animais e controlando a qualidade dos produtos alimentícios de origem animal. Podem especializar-se em diversas áreas incluindo o controle de doenças genéticas e reprodução animal, fisiopatologia, ortopedia, dermatologia, odontologia e oftalmologia de animais. São importantes também na ecologia e na preservação de animais selvagens.

Para qualificar-se como veterinário, é exigido curso superior de medicina veterinária, com duração média de cinco anos, e estar inscrito no Conselho Regional ou Federal de Medicina Veterinária. O curso de medicina veterinária aborda disciplinas como anatomia, histologia e embriologia dos animais, fisiologia, biofísica, parasitologia, imunologia, genética, farmacologia, clínicas médica e cirúrgica, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal.Durante o curso, são desenvolvidas atividades em laboratórios, fazendas e hospitais veterinários, além de estágios.

O mercado de trabalho para veterinários é amplo e bastante competitivo, tanto no setor privado como no público. O setor de produção de carnes para exportação tem crescido consideravelmente, o que deve gerar boas perspectivas na área. No mercado de animais de estimação, há muitos profissionais nas grandes cidades e a maioria dos veterinários do país trabalha em clínicas especializadas. Um bom e diferenciado campo de atuação em termos de oferta de emprego e de remuneração é a indústria de rações e medicamentos.

Fonte : visite o site http://www.brasilprofissoes.com.br/