terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Oito Passos Para se Tornar um Milionário

O sucesso tem uma definição diferente para cada pessoa. E para muitos, o dinheiro faz parte dessa lista de realizações para se ter um sucesso. Pensando nisso, o cofundador e CTO do HubSpot, Dharmesh Shah, fez uma lista de oito passos, publicada no site Entrepreneur, que a pessoa deve fazer para aumentar as chances de se tornar um milionário. Mas eles não são fáceis e nem o caminho mais rápido. Confira:
1 - Pare de ficar obcecado em dinheiro
Pode parecer contraditório, mas a dica é parar de ficar só pensando em dinheiro. Assim, você muda o foco para fazer as coisas que realmente vão contribuir para a construção da riqueza.
2 - Comece a rastrear quantas pessoas você ajuda
De acordo com o empreendedor, as pessoas mais bem sucedidas que ele conhece são muito úteis e "incrivelmente boas" para entender outras pessoas e ajudá-las a alcançar os objetivos.
3 - Pare de pensar em fazer um milhão de dólares e comece a pensar em servir um milhão de pessoas
Quando você tem alguns clientes e o objetivo é ganhar muito dinheiro, você vai trabalhar em busca de extrair o último "dólar" do cliente. Mas outros benefícios começarão a aparecer quando você encontrar uma maneira de servir um milhão de pessoas.
Por exemplo, o efeito boca a boca é ampliado, o feedback que recebe é muito maior e, consequentemente, as oportunidades para melhorar os produtos e serviços, além disso, começa a contratar mais funcionários e inicia um ciclo para melhorar o negócio. De acordo com o empreendedor, servir bem um milhão de pessoas é uma forma de seguir o dinheiro.
4 - Veja o ato de ganhar dinheiro como uma maneira de fazer mais coisas
De acordo com o empreendedor, existem dois tipos de pessoas. O primeiro faz as coisas porque querem ganhar dinheiro. O que eles fazem não tem muita importância contanto que eles ganhem dinheiro. Já o segundo tipo quer ganhar dinheiro porque ele permite fazer mais coisas. Ou seja, eles sonham com a construção de uma empresa que faz as melhores coisas possíveis e ganhar dinheiro é o caminho para alimentar esse sonho e construir essa empresa.
O empreendedor diz que embora seja possível descobrir um produto que todo mundo quer e ficar rico, as empresas mais bem sucedidas evoluem e crescem, e investem o dinheiro em uma busca incessante da excelência. E ele cita uma frase de Walt Disney: "nós não fazemos filmes para ganhar dinheiro, ganhamos dinheiro para fazer mais filmes".
5 - Faça uma coisa melhor
Escolha uma coisa para focar e ser melhor do que a maioria. Pessoas bem sucedidas financeiramente fazem pelo menos uma coisa melhor do que quase todo mundo ao seu redor. "A excelência é a sua própria recompensa", diz.
6 - Faça uma lista das dez melhores pessoas do mundo em uma coisa
Utilize os critérios escolhidos para fazer a lista para acompanhar o próprio progresso. Se você é um programador, pode ser o número de pessoas que usam seu software, por exemplo. Para o empreendedor, não basta admirar pessoas bem sucedidas. É importante ver de perto o que as torna bem sucedidas e use esses critérios para criar as próprias medidas de sucesso.
7 - Acompanhe sempre o seu progresso
A dica é acompanhar o progresso pelo menos uma vez por semana e avaliar os principais passos do caminho para se tornar o melhor em uma coisa.
8 - Crie rotinas que garantem o progresso
O caminho para chegar a um objetivo está baseado na criação de rotinas. Se você quer escrever um livro de 200 páginas, por exemplo, o meio para conquistar esse objetivo é escrever quatro páginas por dia, que é sua rotina. Estabeleça metas, crie rotinas e acompanhe seu progresso. Conserte o que não funciona. Melhore e repita o que funciona. Trabalhe duro para ser melhor do que era ontem. "E então, provavelmente, mesmo sem perceber, você também vai ser um milionário", diz.
Fonte: Estadão PME