quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dicas de Mafiosos para a Gestão dos seus Negócios

1 - Guarde sua arma e ajude a velhinha a atravessar a rua
Quer dizer, todos querem uma empresa voltada ao bem, com um nome no mercado que seja ao mesmo tempo imponente mas que jamais lembre algo de ruim. Por isto, mantenha sempre a sua marca (principalmente jurídica que é o próprio nome ou sobrenome) intacta. Melhor perder dinheiro do que perder aquilo que poderá te trazer mais dinheiro, que é a própria marca.

2 - Por que só há velhos na Máfia? Porque eles amam o que fazem

Não é fácil fazer o que deve ser feito o tempo todo. Amar o que se faz é fundamental para prosseguir na carreira e manter-se conectado às novidades.

3 - Mafiosos não tomam notas – exercite sua memória

Exercitar a memória é fundamental. O que não quer dizer que você não deve ter gestão no seu negócio e manter tudo organizado e centralizado em termos de informação. Você deve buscar ter uma mente sempre em evolução e constantemente utilizada para ser sempre mais e mais capacitado.

4 - Três pessoas com um segredo? Só se duas morrerem

Segredos são um problema em alguns casos, noutros necessários, mas ouvir mais que falar é uma boa alternativa profissional. Dizer tudo que se pensa leva a ouvir tudo que nem sempre quer se ouvir.

5 - Transforme o lixo em ouro

Procure estar atento aos negócios, busque oportunidades em tudo que faz, não aceite que as coisas são como são. Elas podem ser como você vê que elas sejam e não como a maioria acha que elas são.

6 - Respeite a cadeia de comando

Fundamental. Cada um no seu papel. Quer comandar, primeiro chegue ao posto e mostre o seu trabalho. Caso contrário, fica-se criando grupos entre os colaboradores o que não evolui nem a empresa nem o funcionário.

7 - Seja persuasivo, mesmo quando não estiver armado

Exerça a sua liderança, busque motivar a equipe tanto financeira como produtivamente. Somente liderando é que os colaboradores farão mais, dentro do mesmo tempo e investimento.

8 - Mantenha as portas do seu clube abertas

Tentar liderar equipes com a porta fechada não é a melhor alternativa. Para realmente saber de tudo que acontece, você precisa ouvir a todos, selecionar aquilo que realmente importa e tomar decisões. Assim se cresce como organização (empresa).

Fonte : Revista Exame - Editora Abril