quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Planejamento de sua Carreira em 2012

O ano de 2012 já começou e com ele vêm as promessas típicas dessa época: frequentar a academia, fazer dieta ou participar de um projeto social. Algumas dessas ideias podem até não sair do papel, mas quando se trata da carreira profissional é importante traçar planos e colocá-los em prática para termos sucesso no futuro.

Para Elisa Inácio, gerente de seleção da Luandre, o planejamento é essencial para a construção de uma carreira bem sucedida. "A palavra chave é saber aonde se quer chegar. Estipular prazos e traçar estratégias é extremamente importante para sair na frente no mercado de trabalho".

Confira cinco dicas importantes que podem ser seguidas pelos profissionais que desejam obter sucesso ou dar uma turbinada na carreira :

1 - Crie Metas : É fundamental ter em mente quais são seus objetivos. Coloque num papel as metas que você pretende alcançar num período de seis meses, um e cinco anos. Depois liste quais são os pré-requisitos e os passos necessários para atingir seu objetivo.

2 - Busque Atualização Profissional : O profissional moderno não pode parar de se atualizar nunca, sob o risco de ver suas habilidades e conhecimentos ficarem obsoletos no mercado. Conhecimentos em informática e em redes sociais são obrigatórios para algumas funções. Pós-graduação, cursos de curta duração, simpósios, palestras, são sempre bem avaliados na hora de uma promoção ou de uma nova colocação.

3 - Domine Outras Línguas : Não existe solução milagrosa. Dominar plenamente uma língua estrangeira leva anos. Então mesmo que você não vislumbre uma oportunidade em que vá usar esta habilidade no curto prazo, o ideal é ir se preparando e mantendo o seu inglês e espanhol afiados.

4 - Pratique o Networking : Estar sempre em contato com outros profissionais vai te ajudar a identificar oportunidades e ter uma visão mais ampla do que acontece no mercado. Quando pensamos em alavancar nossa carreira, nada mais indicado que buscarmos nossa rede de contatos profissionais para compartilhar experiências e também nos mantermos atualizados do que é tendência no mercado e em empresas concorrentes.

5 - Sinta o Mercado e Busque Desafios : Coloque seu currículo no mercado de trabalho. Não apenas como forma ativa de uma busca para nova colocação, mas também como maneira de "sentir" o que o mercado procura. Esteja aberto às novas experiências e não tenha medo de se arriscar. Para que haja mudanças é imprescindível que passemos por desafios em nossa vida profissional.

Autor : Danilo Schramm - UOL Notícias - www.uol.com.br