quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

As Melhores Áreas de Trabalho para 2012

Serviços: O segmento já vivencia um momento de expansão. Diversas redes de hotéis, por exemplo, que já possuem atuação no Brasil, buscam expandir as suas operações e outras estão buscando estabelecer-se no País. De acordo com dados da prefeitura do Rio de Janeiro, a previsão é que, até 2014, 36 novos hotéis sejam inaugurados e a contratação de mão-de-obra para suprir o setor será fundamental.

Petróleo e Gás e Energia: Os setores estão em expansão em todo o País, com grande crescimento nas regiões do Rio de Janeiro, Santos (SP) e Nordeste. Todos os projetos já iniciados pelas empresas são de longo prazo e alto investimento e, por conta disso, a maioria seguirá independente de um cenário externo desfavorável. Todos esses projetos são intensivos de mão-de-obra, principalmente nas fases atuais de construção, e o aumento de demanda de profissionais qualificados será visível. O perfil mais solicitado será o de gerente de contrato e projetos e profissionais que tenham a capacidade e conhecimento técnico para gerenciar trabalhos de grande porte e muito específicos.

Tecnologia da Informação: A área cresce a cada dia e a demanda de ofertas de empresas está grande, porque as organizações dos mais diversos segmentos requerem profissionais da área, que cada vez mais são considerados parte da estratégia. Profissionais com curso de capacitação, técnicos e superiores são os mais procurados.

Logística: Os profissionais dessa área terão oportunidades com a proximidade de eventos internacionais como Copa do Mundo e Olimpíadas. Atuarão desde a ampliação e construção dos aeroportos como no reforço e ampliação dos portos para escoamento internacional de mercadorias e viabilização do movimento de bens internamente. Os profissionais de logística devem estar atentos às novas tendências de mercado, pois a área não tem mais como foco principal a execução de atividades operacionais. Embora esse seja um setor que exija extrema capacidade analítica e envolva muitos processos, também são essenciais habilidades comportamentais de negociação e de relacionamento interpessoal.

Agronegócio: Hoje o profissional que atua na área lida com oportunidades cada vez mais atrativas, pois muitas empresas do segmento são adeptas da remuneração variável e boas recompensas. Os executivos desse segmento estão na vanguarda da modernização do setor, que pede profissionais qualificados com o domínio de uma segunda língua, pois a chegada de multinacionais ao País só tende a aumentar nos próximos anos, com demanda para perfis com forte capacidade de gestão, empreendedorismo e espírito de equipe.

Construção Civil: A área do setor responsável pela infraestrutura terá um cenário bastante aquecido, devido às obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. As empresas buscam profissionais com experiência e muitos brasileiros que atuavam fora do País estão voltando devido às oportunidades que as empresas disponibilizam.

Indústria: As indústrias de base, como as de siderurgia, aço e cimento deverão registrar crescimento neste ano. Os profissionais que mais terão destaque no setor serão os engenheiros formados em projetos, engenheiros de minas e até mesmo na parte comercial.

Varejo e Consumo: As medidas do governo de redução de IPI aliadas ao contexto de festas de final de ano e incremento salarial por meio de bônus e 13° salário atuam para o aquecimento da economia nesse final de 2011 e já impactam no desempenho dos setores para 2012. No segmento de varejo, o mercado empreendedor de franquias e microfranquias deve ganhar mais espaço. Tendo em vista possíveis impactos da crise econômica, as ações de consumo voltadas para os públicos das classes A e B, menos sensíveis às oscilações da economia, ganharão impulso nos segmentos de vestuário, moda e cosméticos.

Ciências da Vida: A indústria farmacêutica - especialmente as multinacionais instaladas no País - começará 2012 com maior foco em competitividade para suprir o impacto da perda de importantes patentes. Haverá maior agressividade comercial e demanda por profissionais da área de trade marketing para melhorar a relação com as redes de farmácias. As empresas de medical devices (equipamentos médicos) estarão com foco na profissionalização de seus colaboradores para acompanhar as mais modernas práticas de gestão utilizadas por laboratórios, hospitais e planos de saúde.

Fonte : UOL - Notícias - Empregos. www.uol.com.br