sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Evite Gafes na Festa de Amigo Secreto

O analista de pós-venda Bruno Fonseca, não se lembra exatamente do que fez na festa de final de ano da empresa onde trabalhava em 2010. Só sabe que bebeu demais e acordou dentro de uma ambulância. "O mais difícil foi aturar o pessoal tirando sarro na segunda-feira seguinte", conta, envergonhado. Seu chefe direto, que nem estava na festa, ficou sabendo do episódio. "Tive sorte porque ele deu risada, encarou numa boa, me olhou com um jeito de - não faça mais isso - e deixou para lá", diz Fonseca.

"O funcionário não deve ficar pedindo desculpas, tentando se justificar", aconselha a consultora de imagem e etiqueta corporativa Lícia Egger. "A melhor política é ficar de boca fechada. Quando um colega se aproximar para fazer alguma piada, dê um sorriso, fale que aquilo não vai se repetir e encerre o assunto", sugere.

O melhor mesmo é evitar qualquer situação constrangedora. Confira a seguir dicas para aproveitar bem a festa e ainda ganhar pontos com seu chefe:

- Sem forçar a barra: "Chegar com alegria e mostrar que a confraternização também é importante para você, transmite uma ótima impressão. Afinal, é também um momento importante para a empresa", aponta a consultora Lícia Egger. "Mas a única pessoa que pode criticar a festa é seu chefe", alerta a consultora, que enfatiza que não se deve ficar reclamando ou fazendo piadinhas o tempo todo.

- Moderação: Mostrar apreço pela festa é a regra número um. A indicação número dois é não exagerar na dose. "As pessoas devem se manter sóbrias para articular as ideias, conversar melhor. Quem se diverte, independentemente da bebida, demonstra que é uma pessoa equilibrada". Além de não encher a cara, fique atento aos excessos com a comida e com a dança.

- Converse com todos: Procure se integrar ao máximo, converse com todos, saia do seu círculo habitual de amizades. "O que não pode é monopolizar o tempo de ninguém, ficar no pé de um diretor para tentar mostrar - como sou legal - ", afirma o especialista Mário Custódio. Puxar papo para ser notado por quem está acima faz parte do jogo, mas o bom relacionamento com colegas e funcionários de níveis hierárquicos mais baixos também é importante.

- Assuntos: Em um ambiente onde todos passam o dia trabalhando juntos, algumas vezes as conversas de negócios acabam sendo inevitáveis, mas o ideal é não se concentrar apenas nelas. "Tente levar mais como um bate-papo, com conversas rápidas e espontâneas. Na dúvida sobre o que falar, pergunte sobre os planos de fim de ano do seu interlocutor", sugere Custódio. Outra dica do especialista em recrutamento é evitar temas que gerem controvérsia.

- Discrição: O melhor jeito de chamar atenção de forma positiva é tentando não chamar atenção, garante a consultora Lícia Egger. "Não queira ser a estrela da festa". Ser discreto inclui a forma de se vestir, que deve ser elegante e profissional.

- Paquera: E paquerar, pode? Caso a sua empresa não tenha restrições quanto a relacionamentos entre funcionários, a paquera está liberada – mas sem indelicadezas e, principalmente, nada de arroubos da paixão.

Fonte: UOL Estilo - Comportamento.  Autora: Luciana Alvarez