quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como Lidar com seu Chefe

Situações delicadas, seja no âmbito profissional seja no pessoal, não podem impactar negativamente na produtividade no trabalho. Mas como impedir que esses momentos de infortúnio prejudiquem a carreira? A recomendação número um é ter uma relação transparente com o chefe.

Como Falar
A primeira dica é o que você não deve fazer. Se você está desmotivado, jamais encoste o corpo e mostre ineficácia. Se você está descontente, a primeira coisa a ser feita é sentar com o seu chefe e conversar de uma forma positiva. Diga-lhe sobre o seu interesse em melhorar, ter novos desafios, compartilhe o momento.

Descontente com o Chefe
Jamais vai botar a culpa no outro, principalmente no seu chefe. Senão ele vai ficar acuado. Tendo uma postura defensiva, ele não vai ouvir abertamente para promover um diálogo com você. Ele não vai nem querer escutar. Então, essa não é uma boa medida.

Ao falar com o seu chefe, fale com o coração aberto, mostre o que você está sentindo em relação ao problema que está passando. Diga a ele claramente qual é a razão da desmotivação. Por que não? Você deve dizer, mas assuma para você.

Conflito com Colegas de Trabalho

Primeira coisa: vai falar com o seu colega. Significa que você tem autoconfiança, maturidade, e que quer resolver a situação, buscar uma solução. Sugiro escolher um local adequado, longe de todo mundo, para que vocês possam ficar mais à vontade, às vezes até fora da empresa, no momento em que tenha tempo para conversar (em cinco minutos nem sempre vai dar para resolver) e da maneira correta para ser bastante salutar.

Se o conflito saiu do controle, a contaminação emocional é muito grande, tanto da sua parte quanto do lado do seu colega, você precisará sim de um mediador. Nesse caso é bom falar com o seu chefe.

De que Maneira...

Evite entrar na área pessoal, foque no impacto no processo de trabalho, nos resultados do trabalho. (Explique) que isso está gerando um conflito até pessoal, por isso você está pedindo a ajuda do seu chefe. Ajuda no sentido de ser um mediador, não um paizão. Seja maduro, firme, autoconfiante, mostrando para o seu chefe que realmente você precisa de ajuda para focar na solução do problema.

Metas e Objetivos
Se depois de uma avaliação você encontrar algumas razões de não atingir metas, não perca tempo, vá falar com o seu chefe. Compartilhe com ele os caminhos, as possíveis soluções para melhorar a sua performance. Por exemplo: você pode concluir que sua dificuldade advém de falta de conhecimento. Converse com o seu chefe; diga que precisa de treinamento.

Problemas Pessoais
Se você confia no seu chefe e acredita que se contar o problema pessoal ele vai ajudar você a encontrar uma saída ou um equilíbrio para a situação, muito legal, vá lá e fale para ele. Inclusive, busque a compreensão dele, dizendo que é uma situação transitória.

Agora se você não tem uma relação aberta com o seu chefe, tem de parar e pensar um pouco. Problemas pessoais a gente coloca para quem confia. Então precisa ver qual é a sua intenção. Se a intenção é falar com alguém para desabafar, para receber uma palavra de apoio, você pode falar com um amigo.

Fonte : Sua Carreira - Redação de www.empregos.com.br